Refrigerante aberto e com gás preservado

Saiba qual o melhor jeito para preservar o sabor da bebida em geladeira por mais tempo

Quando se pega aquela garrafa de refrigerante já aberta na geladeira, como fazer para evitar que a bebida esteja choca, sem gás?

A saída é fácil: sempre guardar as garrafas de refrigerante já abertas na geladeira com um truque simples: guardar deitada ou até de ponta cabeça (com a tampa para baixo); com a tampa bem fechada, claro.

Por que? O gás do refrigerante é o dióxido de carbono (CO2) ou gás carbônico. Como qualquer livro ou site de Química mostra, o gás carbônico tende a ficar no refrigerante quanto mais baixa for a temperatura.

Além disso, ao guardar a garrafa deitada ou invertida, o espaço de ar sobre o líquido não fica em contato com a tampa (que é o ponto menos hermético da garrafa): assim, é possível criar uma atmosfera mais saturada de gás carbônico dentro da embalagem, minimizando a perda do gás.

DICA MC

Se quiser um refrigerante com o máximo de gás, procure comprar aquele mais novo no mercado (data de validade o mais longe possível): o gás se perde pela embalagem durante a estocagem no ponto de venda.