Como produto mais consumido na época, o panetone para o Natal 2020 manteve a tradição. A pesquisa do Procon-SP detectou ampla variação de preços de uma mesma marca este ano. A maior diferença foi de 65,45%. “Os panetones frutas zero adição de açúcar e de gotas de chocolate zero adição de açúcar (400 g), ambos da Casa Suíça, foram encontrados a R$29,45 em um estabelecimento e R$ 17,80, em outro”, destaca comunicado da fundação de proteção ao consumidor.
Com as pessoas ainda restringindo as saídas sociais, a tendência é aumento de consumo, inclusive para presentear. A Abimapi (Associação Brasileira da Indústria de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados) projeta vendas de R$848 milhões em panetone para o Natal 2020. Crescimento em relação aos R$735 milhões de 2019.
LANÇAMENTOS BAUDUCCO
Maior fabricante de panetones do Brasil, a Bauducco recheou o portfólio com novidades, como o panetone em pedaços e a versão com massa salgada (R$14,99), além do tradicional. Outro reforço foi a linha Bites, com pedaços de panetone (tradicional ou chocolate) recobertos de chocolate, os pedaços vêm em embalagem de 107 gramas (R$8,99).
A linha Chocotonne Maxi adicionou o sabor à base de chocolate branco, além de Chocolate com Avelã, Gotas de Chocolate, Mousse, Trufa e Caramelo (R$21,99, cada embalagem de 500g).
Outros produtos ganharam embalagens novas como os panetones da linha Speciale (passas e gotas de chocolate al leite; e frutas e damasco).
Também a Casa Bauducco, mistura de empório com cafeteria do grupo Pandurata, anunciou portfólio para o Natal 2020. Entre vários lançamentos, destaca os novos sabores de Mini Panettones (Duo Cioccolato e Avelã), Panettone Bites, Chocottones de Trufa Branca e Brigadeiro Gourmet.
Inclui, ainda, o Panettone Zero e o Chocottone Zero (que usa edulcorante no lugar de açúcar na massa). Em embalagem de 500 gramas. Preço sugerido ao varejo: R$ 49,90, cada um.
OFNER INVESTE EM RECHEIOS
Para o Natal 2020, a Ofner preparou dois novos recheios para seus panetones, com os quais estende sua linha tradicional. Um leva Brigadeiro de Pistache. Já o Arancia & Cioccolato usa a massa amanteigada com laranja italiana cristalizada, recheio de chocolate trufado com toque cítrico e cobertura de chocolate belga.
São vendidos em embalagens de 1kg. O de brigadeiro de pistache por R$109 e o Arancia e Cioccolato por R$99.
NOVIDADES LA PASTINA
A marca La Pastina lançou para o Natal 2020 dois sabores de panetone: o Gianduia e o Gotas de Chocolate. O primeiro da linha foi o Prosecco com uva passa australiana, que continua à venda. Segundo a empresa, a receita combina óleos cítricos, um blend de essências, água e o açafrão, especiaria responsável pela cor da massa. (750g: R$139).
LINDT INCLUI SABORES EM TORNO DO CHOCOLATE
São quatro sabores diferentes de panetones que a suíça Lindt colocou para o Natal 2020 brasileiro. Dois são lançamentos: o panetone com gotas de chocolate amargo, em opções de 700g ou 1kg); e o de gotas de chocolate amargo com recheio de gianduia e coberto com chocolate ao leite (1kg). O trufado de chocolate ao leite (900g) e o de laranja siciliana e gotas de chocolate amargo (700g) foram lançados em 2019.
Os panetones da Lindt assumem o formato milanês: mais baixos e de maior diâmetro. Nas lojas da marca, as embalagens de 700g custam R$99. O Trufado Chocolate ao Leite, de 900g, custa R$124,90. O Gotas de Chocolate Amargo de 1kg sai por R$ 124,90, enquanto o de Gotas de Chocolate e Creme de Avelã 1kg tem preço de R$ 134,90.
SEVEN BOYS AMPLIA LINHA
Marca introduziu três sabores novos na linha de panetones: Churros (com recheio de doce de leite), Mini Gotas de Chocolate e Mini Delichoco (massa de cacau e gotas de chocolate). O primeiro é vendido em embalagem de 400 gramas (R$14,99). Os outros dois são vendidos em pacotinhos de 80 gramas cada um (R$4,99).
De acordo com o Pedro Wickbold, diretor geral da Companhia Wickbold, à qual pertence a Seven Boys, os lançamentos fazem parte da estratégia do fabricante de ampliar participação nessa categoria. Para facilitar a identificação dos sabores, cada produto tem uma cor de embalagem diferente. Laranja para o Churros; vermelho, o de Frutas; marrom, o Gotas de Chocolate; e vinho Massa de Cacau e Gostas de Chocolate.
WICKBOLD LANÇA OPÇÃO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE
A fim de ampliar o público que consome panetone, a Wickbold, lançou opção sem Glúten em duas versões de 300 gramas cada, ambas também sem lactose. O de Frutas contém pedacinhos de frutas cristalizadas. O outro tem de Gotas de Chocolate amargo na formulação. O preço sugerido para o varejo é de R$ 19,90.