
Líder global na produção de massas, a Barilla amplia a linha de massas sem glúten no Brasil. Os novos cortes linguine e fusilli serão produzidos no país em parceria com um copacker (parceiro industrial). Com os lançamentos, a marca amplia opções para consumidores que buscam uma dieta sem glúten, sem abrir mão do sabor e da textura tradicional da culinária italiana.
A produção local foi iniciada em 2024 com os cortes spaghetti e penne e agora se consolida. Embalagens maiores, de 500 gramas, preços mais competitivos (R$9,90 cada um) e ganhos logísticos contribuíram para o sucesso da linha, que bateu recorde de vendas no ano de lançamento, afirma a Barilla. Fórmula da linha combina milho e arroz, resultando em uma massa com excelente performance na cozinha e sabor próximo ao da tradicional massa de trigo, garante a marca.
MERCADO EM ALTA
Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenalcelbra), aproximadamente 2 milhões de brasileiros apresentam sintomas relacionados à doença celíaca. Citando dados da Euromonitor, a Barilla afirma que a tendência é de alta no mercado brasileiro. Pelos dados divulgados, o mercado de massas sem glúten cresceu 12,4% em 2021 e deverá crescer outros 10,3% até o fim de 2025 no Brasil.
Além da Barilla, outras marcas também contam com produtos no segmento de massas sem glúten no Brasil. Entre os competidores estão Urbano, Renata, Tivva, Santa Amália, Casarão, Divella (outra marca italiana com a linha Deli Free), Seitz, Garofalo, Farabella e Schar. São opções que atendem desde o consumidor com intolerância ao glúten até os que buscam alternativas funcionais e saudáveis.