
Maior produtor e um dos principais mercados consumidores de café do mundo, o Brasil dá um passo importante em inovação com o lançamento de uma embalagem reciclável criada sob os critério da economia circular. Batizada de O1NE, a primeira embalagem monomaterial de café desenhada para reciclagem no Brasil foi feita inteiramente fabricada com materiais compatíveis com os sistemas atuais de coleta e triagem em funcionamento. Estreia com a torrefação Catarina Café e Amor que usa a nova embalagem em sua linha de produtos especiais.
Da iniciativa também participam o Movimento Circular, a Dow e a Valgroup. A intenção é avançar de forma concreta para responder a demanda por embalagens recicláveis no Brasil. Especialmente em um segmento que movimentou R$36,8 bilhões só em 2024, destaca o comunicado de imprensa das empresas que colaboram nesse projeto.
Segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café), mais de 3 bilhões de embalagens de café são comercializadas anualmente no mercado brasileiro. A maioria vai parar, no entanto, em aterros ou lixões. A embalagem reciclável para café O1NE foi desenvolvida para inverter essa lógica. É feita com resinas de alto desempenho da Dow, como Elite AT e Innate, que garantem proteção contra umidade e à exposição ao oxigênio, sem comprometer a reciclabilidade, garantem as empresas.

“É a primeira embalagem sustentável para café pensada desde a origem para possibilitar a circularidade”, declaraVinicius Saraceni, diretor geral do Movimento Circular. O grupo atua como um ecossistema colaborativo que conecta ciência, mercado e educação em prol da transição para a economia circular na América Latina.
OUTROS MERCADOS
A solução é considerada escalável. “Essa inovação pode ser adaptada a diversos setores, como alimentos, cosméticos e limpeza”, afirma no comunicado Leticia Vanzetto, gerente de desenvolvimento de mercado da Dow. O formato monomaterial (feito a partir de um único material) facilita o trabalho das cooperativas de reciclagem e estimula a criação de um ciclo mais sustentável para o consumo de produtos embalados.
A Catarina Café e Amor decidiu investir na solução O1ONE por enxergar o impacto da sustentabilidade em toda a cadeia do café — desde a lavoura até a experiência final do consumidor. João Alves, da Valgroup, resume: “A mudança depende de ousadia. A Catarina foi pioneira ao abrir caminho para o que muitas grandes empresas ainda hesitam em fazer”.
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