Se uma fruta está amadurecendo rápido demais ou devagar demais não há nada a se fazer, correto? Errado. É possível ter certo controle sobre o amadurecimento de frutas e legumes simplesmente por deixá-los juntos ou separados na fruteira ou geladeira. Aqui precisa de uma explicação técnica: vegetais produzem um gás inofensivo que serve de ‘hormônio do amadurecimento’, o gás etileno, que é liberado mesmo depois da colheita e pode influenciar outros tipos de vegetais a amadurecer ou até começar a apodrecer.
O etileno ativa reações que deixam a fruta ou legume menos verde, mais mole e mais doce. E pode até influenciar flores nas proximidades de frutas e legumes, fazendo-as ficar murchas.
Assim, se você quer que os vegetais amadureçam mais lentamente, separe vegetais fortemente influenciados pelo etileno daqueles que emitem bastante etileno.
Por outro lado, se você quiser acelerar o amadurecimento do seu vegetal, faça o oposto: coloque um vegetal fonte de etileno em um saco de papel junto do outro vegetal que você quer que amadureça.
Dica do MC: aqui vai uma lista prática de vegetais que produzem etileno e de vegetais que são sensíveis ao etileno.
PRODUZEM ETILENO
Maçãs; abacates; bananas; melões; figos; mangas; nectarinas; pêssegos; peras; tomates; maracujás; damascos; ameixas.
SENSÍVEIS AO ETILENO
Maçãs; damascos; abacates; bananas; brócolis; repolhos; couves-flores; vegetais folhosos; melões; kiwis; mangas; nectarinas; quiabo; batatas; cebolas; maracujás; pêssegos; tomates; melancias; flores.