Até o momento, a comunidade científica não encontrou evidência de que a covid-19 seja transmitida pelos alimentos. A afirmação consta de material publicado pela Organização Mundial da Saúde. De qualquer forma, não custa incorporar hábitos e cuidados para preparar refeição segura. A recomendação vale para os experientes e para aqueles que se aventuram pela cozinha durante a quarentena de prevenção à doença. E permanece mesmo quando a pandemia acabar.
A agência de saúde do Reino Unido também enfatiza o baixo risco de contaminação por alimentos e embalagens. E destaca que o coronavírus não resiste ao calor do cozimento. Portanto, o cuidado tem que ser redobrado com alimentos crus, como as vegetais e folhas. Portano, lave bem, em água corrente, os produtos frescos para a judar a remover qualquer contaminação na superfície. Verduras, tomates e frutas com casca, como maçã e pera, podem ser deixadas de molho em solução de água e cândida (água sanitária).
Geralmente, a proporção é de uma colher de sopa para cada litro de água. Porém, nem todos os produtos de água sanitária podem ser usados nessa desinfecção. Observe o rótulo, ali o próprio fabricante indica os usos e as proporções corretas.
Talvez você também goste de ler
- Como conservar legumes e verduras já cortados
- Cuidados para guardar frutas e legumes já lavados
- Cuidados na cozinha garantem uma alimentação saudável
Um cuidado especial para refeição segura é o de não lavar carnes cruas. Isso mesmo, leu corretamente. Não é para lavar bifes de carne de boi ou vaca, nem de frango, porque evita a contaminação dentro da cozinha.
Outra providência para quem está começando é ter tábua de corte para diferentes alimentos. Deixe uma só para carnes e outra para alimentos diversos. A higiene da tábua de corte de carnes tem que ser bem rigorosa.
O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER NA COZINHA
É importante lavar as mãos com água e sabão, pelo menos 20 segundos, antes, durante e depois de preparar a comida.
Quem tem cabelos longos, o melhor é prender para evitar que fios não façam parte do preparo da refeição.
A seguir, confira as dicas reunidas pela FDA (Food and Drug Administration), dos Estados Unidos, para ficar atento no preparo. A tradução foi feita pela equipe do MeuCardápio.