O campeonato Mondial du Pain será disputado em outubro do ano que vem. E, até lá, os países escolhem seus representantes. A etapa brasileira será disputada agora em julho durante a Fipan (Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos), realizada de 24 a 27 de julho no Expo Center Norte, na capital paulista.
Durante um dia inteiro os 12 padeiros selecionados para a Seletiva Brasil Mondial Du Pain farão suas versões para oito tipos de pães (como baguetes, especialidades típicas e pão nutricional), além de viennoiserie (folhados), peça artística, sanduíche feito com pão nutricional, com pão biológico e brioches com tranças diferentes, usando fermentação natural.
Pela primeira vez, a Puratos organiza a etapa local que vale a vaga no mundial de panificação, organizado pela entidade Ambassadors Du Pain. Nessa iniciativa, o fabricante belga de produtos para panificação, confeitaria e chocolates trabalha em parceria com o especialista em fermentação natural do Brasil e técnico da seleção brasileira de panificação, Johannes Roos.
Ele é o responsável por treinar os competidores selecionados, explicar as regras e como as apresentações devem ser feitas.
A disputa será realizada na arena do pão da feira. Os padeiros terão oito horas para preparar suas receitas. O júri vai avaliar a diversificação de receitas, apresentação, sabor e regularidade no formato dos pães, explica o comunicado da Puratos.
“O perfil do consumidor mudou e atualmente as pessoas procuram mais produtos artesanais, com qualidade e mais sabor. Porém, o mercado ainda precisa de mão de obra qualificada.
O campeonato é uma oportunidade de padeiros trocarem experiências, aprenderem novas técnicas e se preparem para atender essa nova demanda”, declara o diretor de marketing da Puratos, João Ribeiro.
A competição só poderá ser acompanhada pelos profissionais que visitarem a Fipan. A feira não é aberta ao público geral.