Prevista para 11 de maio, depois adiada para a sexta-feira, 18, a feira de orgânicos da Ceagesp foi cancelada, ainda sem data determinada para ser montada.
Comunicado da Plural, uma das organizadoras da iniciativa, atribui a suspensão “por conta de atrasos na análise da documentação dos agricultores participantes para legalização da feira orgânica”.
O texto abaixo contempla as mudanças de forma ao leitor acompanhar os desdobramentos.
O plano original era montar a feira de orgânicos às sexta-feiras, entre 7h00 e 13h00, reunindo na Ceagesp produtores de alimentos orgânicos certificados, na área destinada ao varejo.
A iniciativa colocaria o Varejão da central de abastecimento paulista no calendário de feiras orgânicas da cidade de São Paulo e partiu de pequenos produtores, que se mobilizaram para criar essa área de venda específica no maior centro atacadista da América Latina.
Seriam comercializados frutas, verduras, grãos e outros alimentos cultivados sem uso de agrotóxicos, quer seja in natura ou minimamente processados.
Os hortifrútis seriam vendidos já higienizados e picados. A organização da nova feira orgânica da cidade envolve parceria entre pequenos produtores orgânicos; a Ceagesp; o Rancho Biju, produtor de queijo e hortifruti orgânicos; o Plural Bio, um supermercado orgânico digital; e o Só Orgânicos, produtor e franquia de lojas de produtos orgânicos.