Cerveja junta Brasil e Coréia do Sul

Os mestres cervejeiros Alexandre Bazzo e Junghoon Yoon lançam em maio o rótulo ExQuadrilha da Fumaça.

Da experiência no Concurso Brasileiro de Cervejas, que reuniu cerca de 2 mil rótulos em 135 estilos diferentes, surgiu a oportunidade que juntou o brasileiro Alexandre Bazzo, dono da Cervejaria Bamberg, e o sul coreano Junghoon Yoon, proprietário de duas cervejarias – uma na China e outra recém-inaugurada na Coreia do Sul. Em colaboração, eles desenvolveram o rótulo colaborativo ExQuadrilha da Fumaça, cujo lançamento está previsto para maio.

Para defumar o malte utilizado na composição, recorreram a uma mistura de cedro rosa, jabuticabeira e goiabeira, além das ervas e especiarias trazidas por Yoon da Coréia, e geralmente empregadas para fazer chá recomendado a quem tem problemas de colesterol alto, hipertensão ou simplesmente manter o equilíbrio do organismo. Ele desconhece se já foram usadas para fazer cerveja.

A cervejaria brasileira em comunicado ao mercado que a mistura contou ainda com malte alemão. “O resultado é uma bock com 6% de álcool, de cor marrom avermelhada. Uma cerveja que combina com o inverno”, declarou Bazzo.

Segundo o empresário, que é engenheiro de alimentos, serão produzidos 2 mil litros da bebida, que demanda em torno de 60 dias para ficar pronta.

Em agosto, o brasileiro retribui a visita, viajando para a Coréia do Sul a fim de desenvolver mais rótulo junto com Yoon. No Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado no início de março em Blumenau (SC), Bazzo ganhou três medalhas: ouro com a Bamberg Moshpit Ale e Bamberg Rauchbier e prata com a Bamberg Altbier.

A Cervejaria Bamberg foi fundada em dezembro de 2005, em Votorantim, cidade da região de Sorocaba, no interior paulista.