Seleção de Idioma

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019

DICAS

Redação - 14/09/2018

Como escolher maracujá na feira

E saiba preparar e congelar polpa para fazer suco ou usar em receitas, como mousse

O maracujá é daquelas frutas que até dá para cortar e comer, mas, é para poucos. Fica melhor com algum passo de preparação. A mais comum é bater a polpa e congelar. Com ela dá para preparar um suco fresquinho, uma batidinha para o churrasco do sábado, a mousse de sobremesa, molho para o salmão, usar na massa do bolo no lugar da laranja e não faltam receitas. A polpa congelada dura em torno de seis meses no freezer.

Antes de comprar, você tem que saber que a variedade mais comum de encontrar no Brasil é o maracujá azedo, cujos preços costumam baixar nos meses de dezembro e janeiro, julho e agosto, porque é época de alta produção. O maracujá doce também aparece com mais fartura em dezembro e janeiro, ou em agosto e setembro. O azedo é redondo e amarelado e o doce tem formato que lembra um papaia em miniatura.



Para escolher qualquer um deles, pegue os mais pesados. Se estiverem leves, pode ser que a fruta esteja ainda verde, ou tem pouca polpa ou a polpa secou porque passou do tempo. Outra providência na hora de comprar é observar a aparência da fruta. No caso do maracujá azedo, a casca enrugada indica que a fruta está madura e pronta para ser consumida. Só não pode estar extremamente enrugada. Já o doce, precisa ter casca lisa e brilhante, de tom alaranjado.

Para retirar a polpa, basta cortar a fruta pela metade e usar uma colher para remover a massa com as sementes. Dá para separar as sementes batendo a massa com um garfo, mas, demora. Melhor usar um liquidificador, cuidando para ligar e desligar de modo a não triturar as sementes, caso contrário a polpa ficará com pontos pretos amargos. Passe o conteúdo por uma peneira, reservando apenas o líquido.

Pode colocar o líquido na forma de gelo e, depois de congelado, transferir as pedras de maracujá para um saco plástico ou um pote de vidro. Outra dica é usar os saquinhos empregados para fazer sacolé. Com ajuda de um funil, é só despejar a polpa até a altura que dê para fechar o sacolé com um nó e levar para o freezer. Depois de congelado, dá até para empilhar os saquinhos, ocupando menos espaço. Dependendo do tamanho, três maracujás rendem em torno de seis sacolés.