Seleção de Idioma

Sexta-feira, 19 de Abril de 2019

DICAS

Redação - 09/07/2018

Como preparar salada de frutas com antecedência

E mantendo a boa aparência para chegar apetitosa à mesa, sem estar escurecida

Salada de frutas é uma sobremesa gostosa, que não exige muito conhecimento culinário ou habilidade na cozinha. Também funciona como combustível saudável para o café-da-manhã. O problema é que fazer na hora dá um certo trabalho. Difícil não é porque basta cortar as frutas em pedaços, juntar numa tigela e servir. Se for comer na hora, está pronta e será sempre a melhor alternativa. Mas, nem sempre se tem tempo para esse tipo de preparo. Então, dá para fazer com antecedência, desde que se considere alguns cuidados.

Se você não chegou de Marte ontem deve saber que algumas frutas cortadas escurecem em contato com o ar. É o caso da maçã, da banana, da pera, do abacate. Por que isso acontece é uma explicação que o nosso V.Volke fica nos devendo. Mas, há modos de evitar essa oxidação, simplesmente usando o suco de frutas cítricas para neutralizar esse processo.



:. Pode ser limão, colocando gotas diretamente sobre a parte exposta e esfregando. Funciona, contudo, pode alterar um pouco o sabor da maçã, por exemplo. Nada que inviabilize o consumo.

:. Pode mergulhar as frutas em uma solução de limão com água e deixar agir por cerca de cinco minutos. Depois, lava as frutas, enxuga e guarda na geladeira, cobertas. Essa técnica funciona tanto para a salada de frutas que está preparando, quanto para frutas cortadas que não serão consumidas na hora, bastando embrulhar em filme plástico.

:. Como você vai fazer salada de frutas, um truque conhecido é preparar um bom suco natural de laranja e despejar na tigela que vai servir. Lave bem as frutas, seque, corte e coloque os pedaços dentro da tigela para ficarem mergulhados no suco. Portanto, tem que espremer laranja suficiente para cobrir tudo (pense que dá menos trabalho que descascar a laranja e cortar). Tampe a sobremesa e leve para a geladeira. Pode comer do jeito que está; ou colocar granola por cima; ou servir com uma bola de sorvete, de preferência de creme ou baunilha para não interferir no gosto das frutas.

:. Não quer usar ou não tem laranja, substitua por aquela polpa de maracujá que está no freezer, batida com água no mixer ou no liquidificador. Ou esprema mexericas. Dá para variar os sabores e fazer com antecedência.