Tábua de tudo, menos de frios ou queijos

A nova moda apontada pelo Pinterest inclui tábuas de café-da-manhã, de frutas, de sobremesas, de entradinhas, que podem ser coletivas ou individuais.

Tábua de tudo, menos de frios ou queijos

A pesquisa Pinterest Predicts aponta alta para 2021 de tábua de tudo, menos as de frios ou queijos, as mais comuns. A nova moda inclui tábuas de café-da-manhã, de frutas, de sobremesas, de entradinhas ou temáticas. Podem ser tábuas grandes e coletivas para colocar sobre a mesa e os convidados se servirem. Ou podem ser pequenas e individuais como recomendam os dias atuais ainda sob a pressão da pandemia de covid-19.

A pesquisa trata do comportamento de busca no Reino Unido, nos Estados e na Austrália. Mas é questão de tempo para chegar ao Brasil.

Conforme o Pinterest, a busca por tábua de café-da-manhã aumentou 5 vezes no segundo semestre de 2020 nesses três países. Cresceu três vezes a busca por tábua de sobremesas e 2 vezes a tábua de guloseimas, assim como a de frutas.


Talvez você também goste de ler

Seguindo a tendência de comida supercondimentada, a procura pela tábua mexicana simplesmente explodiu no período (+155%).

O QUE VAI PRECISAR

Para montar uma tábua vai precisar de bandeja, uma tábua de madeira ou de vidro. Se for uma tábua coletiva, terá que ser grande para acomodar variedade. Contudo, não pode ocupar a mesa inteira, nem ser difícil de carregar.

Se optar por tábuas individuais, terá que oferecer uma para cada convidado. Exige investimento, porém, uma vez só. A próxima rodada estará garantida. Neste caso, pode ser de madeira ou plástico.

Para qualquer montagem, é bom escolher a estrela da tábua em torno da qual serão acrescentados os complementos.

Molhos, patês e petiscos, como nozes e castanhas, podem ficar em potes menores ou em pequenos pratos (como os de café) para não espalhar.

Tente diversificar nas cores. Não coloque kiwi verde do lado do abacate, por exemplo. Pense mais na mistura de kiwi, morango e manga.

Café-da-manhã | Pede pães ou biscoitos, proteínas (como ovos, presunto e bacon), frutas já cortadas e descascadas, granola ou cereais, iogurte, manteiga e mel.

Frutas | Só frescas. Pode incluir potes pequenos com cacau ou chocolate em pó, granola, iogurte, chocolate derretido, creme de leite, chantili ou leite condensado.

Sobremesas | Não vale colocar um bolo inteiro e complementos. O melhor seriam pedaços que dariam para comer com as mãos. Ou pequenos bolos.

Aqui vale, doces feitos em casa ou comprados prontos, como biscoitos e tortinhas.

QUANDO FAZER

Vale para uma manhã de domingo em família. Uma sessão de cinema em casa com amigos. Para arrematar uma reunião ou almoço informais.