Como deixar a mesa organizada e bonita nas festas

Algumas regras são bem básicas como toalha estampada pede pratos lisos e cores devem ser harmônicas

Organização e decoração são dois pontos fundamentais na hora de preparar a recepção para as festas de final de ano. São muitas as opções para criar um ambiente alegre e montar uma mesa bonita para receber bem os convidados.

Para ajudar você nessa tarefa, o MeuCardápio reúne algumas dicas do gerente geral da Camicado, André Oliveira, considerando um serviço para seis pessoas.

O primeiro passo é escolher a forma de servir. Mesmo considerando os pratos tradicionalmente servidos nessas festas, pode optar pela mesa posta, a mais habitual em que todos fiquem sentados em volta dela, ou pelo serviço americano, no qual os convidados se servem no estilo buffet.

MESA POSTA O QUE USAR

Tem duas opções: cobrir a mesa com uma toalha ou usar jogo americano. A toalha deixa a montagem mais tradicional, ensina Oliveira. Assim, o ideal é escolher uma toalha de linho, e lisa, que traz a sofisticação que a composição exige. O lugar americano pode até deixar a montagem formal, mas sempre com um certo ar de descontração e sem deixar de lado o bom gosto, já que pode ajudar na decoração da mesa.

SERVIÇO AMERICANO

Nesse sistema é permitido o empilhamento das louças e não há necessidade do sousplat. Para os talheres, escolha de um porta-talher bacana e que combine com a decoração, assim como um porta-guardanapos. Neste caso, pode-se optar pelo guardanapo de papel.

Hoje existe uma infinidade de estampas que dão o toque especial na decoração. Nesta montagem os pratos podem ser servidos diretamente em refratários e travessas.

ESCOLHENDO CORES

Uma vez definida como será a montagem da mesa, é hora de escolher as cores. Os tons de vermelho e verde são os mais tradicionais para o Natal, já o dourado traz o brilho da data para a decoração. Se for usar toalhas com estampa, os elementos de complementação, como pratos, o melhor é sejam lisos, ainda que coloridos. Mas evite prato com algum desenho sobre toalha estampada. A mesma recomendação vale para o jogo americano. Se o serviço for liso, pode usar prato com estampas.

MONTAGEM

Na opção pela mesa posta um sousplat para ser a base para colocação do prato é uma boa pedida e a cor deve estar alinhada com as demais escolhidas para a mesa, assim também como as taças que podem ser transparentes ou coloridas. Devem ser arrumados na mesa todos os talheres que serão usados na refeição.

Não esqueça que nessa montagem os guardanapos devem ser de tecido e a cor deve combinar com o sousplat, pratos e porta-guardanapos. Talheres neutros em inox deixam a combinação mais harmônica e sofisticada. Se for servir vinho ou espumante coloque duas taças na mesa, uma para essas bebidas e outra para água, que deve ficar acima do prato no lado direito.

Elementos de decoração como vasos de flores, centros de mesa natalinos, castiçais (se a refeição for noturna) podem ser usados para compor a mesa. Para não exagerar, opte por elementos menores como porta-velas e vasos decorativos, e baixos para não atrapalhar a conversa.

GALERIA DE FOTOS

Imagem1
Imagem2
Imagem3
previous arrow
next arrow