Plástico-filme ou papel-alumínio depende do uso

Não dá para escolher plástico-filme ou papel-alumínio porque depende basicamente do uso que se vai dar para ele. É bom ter os dois em casa.

Plástico-filme ou papel-alumínio depende do uso

Fabricante de filme esticável PVC em rolo, a Alpfilm distribuiu um material interessante sobre usar plástico-filme ou papel-alumínio. O MeuCardápio gostou das dicas e publica algumas. De quebra, nossa equipe fez uma busca para saber sobre reciclagem desses materiais usados no dia a dia das cozinhas caseiras.

Optar por plástico-filme ou papel-alumínio depende basicamente do uso que se vai dar. Por essa ótica, é preciso ter os dois em casa. Não dá para escolher um ou outro.

PAPEL-ALUMÍNIO

:: ajuda no controle de temperatura, sobretudo nos preparos que vão ao forno. Tanto serve para proteção do alimento como para agilizar o cozimento deles. Por isso, é comum cobrir assadeiras onde estão carnes, peixes, batatas e pudins doces.

:: ajuda no transporte de alimentos, deixando-os aquecidos por mais tempo, lembra a Alpfilm. É prático para embalar alimentos que vão para congelamento. Assim, podem ir do freezer ao forno sem problemas, diferentemente do plástico-filme.

:: serve para guardar sobras de alimentos prontos que podem ser reaquecidos, saindo diretamente da geladeira para o forno. Mas não serve, caso a intenção seja esquentar o alimento no micro-ondas. Nessa caso, o plástico-filme funciona melhor.

PLÁSTICO-FILME

Plástico-filme ou papel-alumínio depende do uso

:: ideal para vedar recipientes que não tenham tampa porque evita contaminações, explica a Alpfilm. De material aderente, o plástico-filme fixa na superfície aplicada com facilidade.

:: opção para tampar ou embalar alimentos retirados da embalagem original.

:: pode ir ao freezer, com a vantagem sobre a folha de alumínio que dá para ver o que guardamos. Mas não dá para ir ao forno.

:: cobrir bandeja de carne ou peixe que será congelada, pois o plástico-filme evita a criação de uma camada de gelo na peça, além de eliminar odores indesejáveis, alerta a Alpfilm.

:: proteger frutas como tomate e morango. O alumínio em contato com alimentos ácidos libera uma substância azulada, ensina a Alpfilm.

RECICLAGEM

A busca do MC mostra que, teoricamente, assim como uma lata de alumínio, a folha de alumínio também poderia ir para reciclagem e voltar ser folha novamente.

Isso não ocorre com freqüência porque muitas vezes as folhas ficam sujas com restos de alimentos e óleo tornando difícil voltar ao processo produtivo.

Assim, se a folha estiver suja, tem que ir para o lixo comum. Se estiver limpa, coloque para reciclagem.

O plástico-filme também dá para reciclar, quando limpo. Diferentemente do alumínio não há ainda tecnologia para o material voltar a ser um novo plástico-filme. Mas vira sola de sapatos, tapetes, pisos e mangueiras.

Deu para ver que não há polêmica sobre escolher plástico-filme ou papel-alumínio. Há espaço e uso para os dois na cozinha.