Organizar o freezer ajuda a ganhar mais espaço

O simples rearranjo de prateleiras permite guardar mais coisas, facilita encontrar itens, reduz o desperdício e só exige alguma disposição.

Organizar o freezer ajuda a ganhar mais espaço
crédito: MeuCardápio

Melhorar a maneira de organizar o freezer ajuda a ganhar espaço, caso o compartimento seja integrado à geladeira. Não importa se fica na parte de cima ou debaixo da geladeira. Algumas regras valem para qualquer modelo, conforme a consulta realizada pelo portal MeuCardápio. Reunimos seis dicas bem fáceis de implementar. A primeira providência é, com certeza, encontrar disposição, e dedicar algum tempo, para fazer a arrumação.

AS SEIS DICAS DO MC

1 – Assim como no armário, ao guardar compras de congelados, a regra de ouro é sempre deixar os que vencem primeiro, geralmente os que já estão guardados, na frente. E os com prazo de validade maior (quase sempre os que se acabou de comprar), atrás.

2 – Tenha em mente que da mesma forma que na geladeira, a porta do freezer é o local mais quente. Portanto, não é o melhor espaço para deixar o sorvete, por exemplo. Ali, ficam alimentos menos sensíveis, como temperos picadinhos ou pedras de gelo.

3 – Se o congelamento for caseiro, trate de colocar uma etiqueta em lugar de fácil leitura ou escreva com caneta especial no recipiente. Identifique o alimento e a data em que foi preparado.

4 – Sacos do tipo ziplock são de grande ajuda. Funcionam como substitutos fits de potes ou outros recipientes estruturados que ocupam muito espaço. Nesses sacos dá para colocar feijão cozido, arroz, cremes, sopas, ervilhas, lentilhas e molhos. Dá para guardar empilhados, um em cima do outro. Ou um ao lado do outro, em pé (depois que congelou).


Talvez você também goste de ler

5 – Congele porções individuais ou suficientes para uma refeição. Pacotes menores são mais fáceis de guardar do que uma embalagem grande. Resista, então, a pegar a panela inteira de feijão e guardar em um pote só. Essa medida também evita o desperdício, porque só descongela o que vai ser consumido na hora, sem risco de estragar ou jogar o excedente.

6 – Quando o freezer está cheio, uma forma de abrir espaço é se livrar das caixas de alimentos comprados congelados. Não antes de colocar etiqueta com nome do produto e data de validade. Caso precise, recorte as instruções de uso e cole no saco plástico onde o alimento veio acondicionado de fábrica.