Jardim de ervas automático na cozinha

Criado por uma empresa da Estônia, o Natufia Kitchen Garden promete ser a solução para ingredientes orgânicos em ambientes pequenos e fechados.

Jardim de ervas automático na cozinha

Lançado recentemente, o Natufia Kitchen Garden é, literalmente, um jardim para cozinhas criado pela empresa Natufia Labs, da longínqua Estônia. Do tamanho de uma geladeira, o aparelho é a solução proposta pela empresa para a criação de plantas quase 100% automatizada dentro de uma cozinha urbana. O segredo do Kitchen Garden, segundo a empresa, é a miniaturização da tecnologia de hidroponia automatizada, isto é, o cultivo de plantas sem o uso de solo e sem a necessidade de intervenção humana constante.

Funciona como um sistema automático de jardinagem indoor, desenhado para suprir as necessidades de profissionais e amadores na cozinha que buscam ter produtos orgânicos e frescos sempre à mão. Após três anos de pesquisa e desenvolvimento, a Natufia Labs – fundada na Estônia por um empresário, um botânico, uma designer de interiores e um chef de cozinha – revelou ao mundo o seu produto na última edição do CES Las Vegas, nos Estados Unidos, no início deste ano.

A empresa ainda expôs o seu produto por uma semana na famosa boutique Colette, em Paris, no final de abril, exibindo uma criação de plantas e ervas que inspiraram Francis Kurkdjian a criar seu mais novo perfume para a gigante francesa de artigos de luxo LVMH.

COMO FUNCIONA

Com o tamanho de uma geladeira comum (59 cm x 58 cm x 210 cm), o Kitchen Garden (KG) é instalado na cozinha tal qual uma lavadora de pratos: apenas uma conexão à rede de água e outra à rede elétrica são necessárias. Ainda segundo a empresa, o KG consumiria menos de 200 litros de água e 130 kWh por mês, sendo capaz de manter até 64 plantas individualmente, mantidas de uma só vez.

Quanto ao acompanhamento, fora colocar as plantas nos vasos de cerâmica que ficam distribuídos em prateleiras ou repor os cartuchos de nutrientes, a Natufia afirma que o dono do aparelho pode ficar tranqüilo e monitorar o estado de suas plantas até pela internet.

O KG é programado para verificar automaticamente o estado do jardim e por si só regar os vasos na quantidade adequada, aplicar luz e até tocar música (de uma das três playlists disponibilizadas pela empresa) para as plantas.

Atualmente, o Natufia Kitchen Garden está à venda no site da empresa por, em média, 12,5 mil euros (cerca de R$ 40 mil), fora os custos de frete e de impostos. Porém, devido à longa lista de espera (sim, tem fila de espera), os pedidos chegam a demorar mais de 90 dias para serem entregues. E a Natufia ainda recomenda uma pré-reserva de 1,5 mil euros, para ter prioridade.

GALERIA DE FOTOS

Imagem1
Imagem2
Imagem3
Imagem4
Imagem5
Imagem6
Imagem7
previous arrow
next arrow