Ceagesp prepara Festival da Tainha

Terceira edição do evento está programada para os quatro finais de semana de agosto, na central de abastecimento localizada na cidade de São Paulo

Durante os quatro finais de semana de agosto, a Ceagesp monta o Festival da Tainha. É o terceiro ano que a central de abastecimento localizada na cidade de São Paulo promove o evento que serve o peixe assado na brasa.

Para esta edição, assim como no ano passado, os organizadores convidaram dois profissionais conhecidos do mercado especialistas em preparar tainha. Cego, Noé é responsável por temperar o peixe e Paulo por assar.

O evento gastronômico tem barracas que servem diferentes pratos. A versão na brasa preparada à moda do litoral servida com arroz, vinagrete, farofa e batata frita dá para duas pessoas, garante a Ceagesp, e custa R$ 59,90. Também terá opções, como porções de iscas e de camarão, pastel, sobremesas e bebidas.

O Festival da Tainha acontece nessa época do ano, que é o período da pesca desse peixe típico do litoral do sul e do sudeste, de carne branca e gorda. A intenção é estimular o consumo da tainha, peixe considerado uma rica fonte de proteínas, vitamina B12, fósforo e alta concentração do Ômega 3.

É mais fácil de ser encontrada nos meses frios, por isso ficam mais baratas, porque os peixes fogem das águas frias do Atlântico e se aproximam da costa para desovar.

A Ceagesp também informa que parte da renda gerada pelo festival será revertida à Associação Nossa Turma, entidade que atende crianças e adolescentes que vivem nas comunidades localizadas ao redor da central de abastecimento.

O MeuCardápio
:: Festival da Tainha na Ceagesp

Quando : finais de semana agosto (4 e 5; 11 e 12; 18 e 19; 25 e 26)
Horário : sábados, das 12h às 21h / domingos, das 12h às 18h
Onde : portão 15 da Ceagesp, que fica na rua Xavier Kraus (Vila Leopoldina – São Paulo – SP)
Ingresso : gratuito
Estacionamento : é pago (preço único de R$ 10)