Anvisa suspende venda do extrato da Quero

Testes mostraram presença de pelo de roedor no lote analisado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nessa segunda feira, 20 de fevereiro, no Diário Oficial da União, resolução que suspende a distribuição e a venda do lote L. 11 07:35 do extrato de tomate da marca Quero, produzido pela Heinz Brasil, por apresentar pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela lei vigente.

A agência brasileira também determinou que a Heinz recolha o estoque do produto que ainda está no mercado.

De acordo com o laudo de análise fiscal, foi encontrada matéria estranha, macroscópica e microscópica que pode causar riscos à saúde.

Em nota, a Quero Alimentos informou que o referido lote foi fabricado em dezembro de 2015 e que providenciou a retirada dele do mercado em agosto de 2016, quando tomou ciência do ocorrido.

A empresa ressaltou ter feito grandes investimentos nos últimos anos em novas tecnologias “para aumentar ainda mais a qualidade do tomate no campo e de seus produtos, e grandes progressos foram alcançados”. E afirma que “rigorosos controles no processo produtivo garantem a eliminação de qualquer risco ou prejuízo à saúde.”

A nota acrescenta ainda que “a Quero Alimentos reafirma sua transparência em todas as etapas da produção, desde o recebimento dos ingredientes até a distribuição do produto final, com foco no atendimento às legislações aplicáveis a alimentos, de forma a oferecer aos consumidores total confiabilidade no alto padrão de qualidade da marca”.