Alimentos que serão tendência em 2020

As pesquisas internacionais mostram avanço da carambola, porque sai bem no Instagram, da couve-de-bruxelas e de mais um ano de couve-flor.

Alimentos que serão tendência em 2020 está a carambola

A onda instagramável que varre a rede social com fotos de comida chegou às frutas. Entre os alimentos que serão tendência em 2020, a carambola é a comida da vez, pelo prosaico motivo de que sai bem na foto. Ao ser cortada, a fatia ganha forma de uma bonita estrela amarela, daí o nome prático em inglês (star fruit). Geralmente, as fatis de caramboola enfeitam a beirada do copo de drinques com apelo tropical ou fazendo graça dentro do copo da caipirinha ou ainda boiando nos recipientes de água flavorizada. Mas dá para comer. Madura, a polpa amarela equilibra o sabor entre o azedo e o doce.

Também dá para fazer geleia, suco, compota. Vai bem na salada junto com folhas verdes, ensina a Embrapa. E é um sabor comum entre os picolés vendidos no mercado do nordeste brasileiro. Carambola é, porém, das poucas frutas que murcham no pé. Passarinho não come nem bica o fruto, devido à alta concentração de ácido oxálico, que não faz muito bem aos rins.

Não se sabe exatamente por quê, mas, a couve-de-bruxelas ganhou status de celebridade nos mercados europeu e americano. Virou tendência. Apesar de na aparência lembrar um repolhinho, tem sabor diferente. Segundo a Embrapa, tem vitaminas C e K, fornece quantidades importantes de folato, vitamina A, manganês, potássio, vitaminas B6 e B1, sendo boa fonte de fibras. Só pode ser consumida cozida. Mas evite cozinhar demais para que não fique mole. Vai bem refogada ou assada com alho e tomatinho sweet.

FICA COUVE-FLOR

A couve-flor resiste a mais uma temporada entre os queridinhos da cozinha, pela versatilidade no preparo e sabor suave. Como ingrediente low carb, já serviu de massa de pizza, de farinha ou para tomar o lugar do arroz. E, agora, a moda é nhoque de couve-flor. É livre de gorduras e colesterol, e tem teores bem baixos de sódio e calorias, explica a Embrapa Hortaliças.

Na hora de escolher, evite as flores que tenham pontos escuros. Devem ser brancas ou de cor creme. Estraga rápido. Dura em torno de três dias em geladeira.

GALERIA DE FOTOS
Imagem1
Imagem2
Imagem3
previous arrow
next arrow