Abacate sem caroço, pequeno e pode comer com casca

Nova variedade foi posta à venda nas lojas da Marks & Spencer, do Reino Unido, fornecida por um produtor da Espanha

Com o crescente interesse em torno do abacate, que foi resgatado do limbo dos alimentos que engordam, a Marks & Spencer, rede britânica de lojas de departamento de luxo inovou no setor de comida ao colocar à venda uma variedade de abacate que não tem caroço.

Por ser pequeno, o chamado cocktail avocado não mede mais que dez centímetros de comprimento, e se parece quase como um pepino. Tem casca fina, de modo que a fruta pode ser comida por inteiro.

Aos jornais britânicos, como The Guardian e Telegraph, a M&S explicou que essa variedade de abacate é fornecida por um produtor da Espanha, que vendia apenas a restaurantes parisienses, e só está disponível em dezembro.

Ainda segundo as informações divulgadas, o cultivo desse tipo de abacate não se dá a partir de sementes. Resulta de problemas na polinização, por isso o fruto ficaria pequeno e não desenvolveria o caroço. Derivado da variante Fuertes, é chamado também de avocadito.

No Reino Unido, o aumento no consumo de abacate tem preocupado os especialistas porque os hospitais relatam casos de pessoas que machucaram a mão tentando cortar a fruta e retirar o caroço, sugerindo que os varejistas fixem etiquetas alertando aos consumidores para tomar cuidado ao abrir o abacate.

O “cocktail avocado” seria uma alternativa segura, diz a empresa.