Fora dos holofotes da cozinha brasileira, vegetal é saboroso, aromático e saudável.
Pouco consumido no Brasil, o salsão ou aipo é saboroso, aromático e saudável. São várias as razões para essa baixa demanda. Primeiro que nem todo mundo conhece. Depois, embora gostoso, o vegetal estraga rápido e não é assim tão versátil na cozinha, o que limita o uso.
Outra razão para o baixo consumo no país do salsão ou aipo no dia a dia tem a ver com o tamanho do maço, considerado muito grande para as quantidades requeridas nas preparações.
É bem verdade que os supermercados vendem bandejas apenas com os talos. Contudo, os especialistas recomendam empregar as versões frescas, vendidas em maço geralmente nas feiras livres.
Por isso, o MeuCardápio reuniu recomendações de formas de guardar, congelar e dicas de prato que levam salsão ou aipo.
Escolha maços cujas folhas não estejam murchas.
As folhas também podem ser usadas, para dar sabor a caldos e sopas, no cozimento do arroz. Ou para substituir salsinha e coentro.
Os talos não podem ter manchas escuras. Isso vale também para os talos vendidos em bandejas nos supermercados.
O salsão ou aipo estraga rápido e, por isso, deve ser conservado em geladeira em sacos plásticos ou potes com tampa.
Guarde os talos separados das folhas.
Guarde as folhas sobre papel-toalha (pode usar também o papel de peixeiro, mais rústico).
Como nem todo mundo se arrisca na técnica de branqueamento, dá para simplificar o processo. No entanto, o prazo de validade expira mais rápido.
Coloque folhas e caules sobre uma assadeira, sem colocar uns sobre os outros. E leve para o freezer. Congelou, guarde em sacos do tipo ziploc ou potes.
Dá para congelar já cortados em pedaços menores, prontos para o uso.
Não esqueça de escrever na embalagem a data de congelamento.
Não esqueça também que, congelado, o salsão ou aipo perde a crocância. Então, é usar em preparações que vão ao fogo, como sopas e caldos.
Servidos crus, o salsão ou aipo assim como a erva-doce têm sabor doce e agradável. Ao contrário, quando cozidos, o sabor adquire mais densidade, ensina o livro Le Cordon Bleu – Todas as técnicas culinárias.
No Mirepoix: base feita do refogado de salsão ou aipo, cenoura e cebola. Serve para usar nas sopas ao preparo de carnes e recheios.
Tome como base duas xícaras de chá de cebola, duas de cenoura e uma de salsão ou aipo. A recomendação é cortar tudo em pedaços de tamanho o mais próximo possível.
Na Salada Waldorf: com salsão ou aipo e maçã verde picados, misturados a maionese e nozes.
Vai bem com: queijo do tipo gorgonzola ou roquefort.
Ingrediente de sucos do tipo detox.
Talo usado como mexedor e elemento de decoração ao servir o drinque Blood Mary.