Apesar da resistência de muitos em incluir o suco de laranja em dietas restritivas de calorias para emagrecer, uma pesquisa da Unesp (Universidade Estadual Paulista) mostrou que não só a bebida não interfere no emagrecimento como ainda tem ação benéfica para a saúde porque auxilia na redução do índice de colesterol e a resistência a insulina.
A pesquisa foi realizada com 78 voluntários com idades entre 18 e 50 anos, divididos em dois grupos.
Foi verificada a necessidade de consumo de calorias de cada voluntário e, a partir desse valor, foi feita uma redução de 500 calorias na dieta de todos. Do regime de um dos grupos constou 500 ml de suco de laranja por dia, ou o equivalente a 240 calorias.
O resultado no emagrecimento foi igual para os dois grupos: cerca de sete quilos em 12 semanas, com perda de percentual de gordura e redução da circunferência da cintura, informa a nutricionista e pesquisadora, Carolina Ribeiro.
BENEFÍCIOS
Ambos os grupos tiveram diminuição no colesterol total e ruim (LDL), na glicemia, na resistência à insulina e também diminuição da proteína C reativa, que é relacionada a doenças cardiovasculares. Entretanto, no grupo que consumiu o suco de laranja essa redução foi maior. Na glicemia, por exemplo, foi de 8% ante 5% do grupo que não tomou suco de laranja natural.
Segundo Carolina, esse efeito do suco de laranja natural tem sido observado também em outras pesquisas aqui e fora do país. “Há uma resistência em se colocar o suco de laranja na dieta, mas ele não interferiu no emagrecimento e melhorou os parâmetros metabólicos dos obesos, desde que incluído na dieta”, afirma.
O suco de laranja, ressalta, é rico em vitamina C, ácido fólico e flavonoides, responsáveis por essas ações benéficas, e ajuda na deficiência no consumo de fruta pela população, usualmente abaixo do recomendado.
A pesquisa foi publicada no jornal científico Nutrition e avança agora para detalhar a ação do suco de laranja em pessoas com síndrome metabólica.