Seleção de Idioma

Sexta-feira, 29 de Maio de 2020

DICAS

Redação - 10/01/2020

Como saber se sua dieta é saudável

O Guia Eatwell mostra como encontrar o equilíbrio para uma dieta saudável de 2 mil calorias para mulheres e 2,5 mil para homens.

Publicado pela British Nutrition Foundation, o Guia Eatwell mostra se você come demais. Partindo da recomendação de ingestão diária de 2 mil calorias para mulheres e 2,5 mil para homens, o estudo recomenda uma dieta saudável sugerindo as porções que cada um deveria colocar no prato ao longo do dia. Nem sempre isso é possível, reconhece o trabalho da entidade. Mas dá para se esforçar um pouco para atingir o equilíbrio em alguma refeição, senão em todas.

O Guia Eatwell divide os alimentos que comemos e bebemos em cinco grupos principais: carboidratos, proteínas, laticínios, frutas e vegetais e óleos e pastas. E tente escolher uma variedade de alimentos diferente de cada um dos grupos para montar o prato ou o lanche (veja o gráfico).

CARBOIDRATOS

Carboidratos devem representar pouco mais de um terço dos alimentos que ingerimos. Dê preferência a variedades integrais de macarrão, farinhas, arroz, pães e biscoitos.

FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS

Outro terço deve ser reservado a frutas e legumes, com a recomendação de comer pelo menos 5 porções variedades diferentes ao longo do dia. Não é tão difícil assim.

PROTEÍNAS

Uma parte menor engloba o grupo de proteínas como feijões, ervilha, lentilha e grão de bico. Além de peixe, ovos e carnse e outras proteínas. O Guia Eatweel sugere cortes magros de carne e reduzir o consumo de processados como bacon, presunto e salsichas. Também recomenda comer duas porções de peixe por semana, uma das quais deve ser oleosa, como salmão.

Outra do mesmo tamanho reúne proteínas encontradas no leite, queijo e iogurtes porque também são fontes importantes de cálcio. Nesse caso, a opção é buscar produtos com menos gordura e menos açúcar. Os alimentos que contêm mais de 17,5g de gordura por 100g são considerados ricos em gordura, ensina o Guia Eatwell.

ÓLEOS E GORDURAS

Escolha os não saturados e consuma em pequenas quantidades.