Seleção de Idioma

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019

NOTÍCIAS

Redação - 14/12/2018

Ceará lança ketchup de acerola

Batizado de Natchup, o produto desenvolvido por estudantes da Universidade Federal do Ceará foi feito para servir de alternativa ao molho tradicional à base de tomate



Três estudantes da faculdade de Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal do Ceará, desenvolveram uma alternativa comercial e bem brasileira ao ketchup, molho adocicado feito de tomates, vinagre e especiarias. Batizado de Natchup, o produto será fabricado pela Frutã, especializada em polpas de frutas pasteurizadas, que com esse projeto começou a diversificar a área de atuação. Lançado em novembro, o Natchup está sendo vendido pela empresa pela web por R$ 14,50 o pote de 350 gramas.

A entrada no varejo físico está prevista para o ano que vem, com chegada a supermercados de  São Paulo em abril. A Frutã tem licença de produção garantida em contrato com prazo de cinco anos. É a primeira vez que a universidade cearense faz esse tipo de parceria com a iniciativa privada. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes, já formados, Bárbara Denise, Caroline Filizola e Thiago Tajra. Eles criaram um molho com características semelhantes ao ketchup, mais saudável, usando acerola no lugar de tomates. Segundo a universidade, também foram usados abóbora, para dar consistência, e beterraba como aproximar da cor do molho tradicional.

Além da novidade, o Natchup chega ao mercado reconhecido. O produto recebeu o selo Innovation, concedido pela organização do Sial (São Internacional de Alimentação), a maior feira de negócios no setor do mundo, realizado em Paris em outubro. Pelo acordo acertado com a Frutã, parte dos recursos arrecadados com a venda do Natchup será revertida para a universidade e outra será enviada para quatro projetos sociais do estado: Projeto Resgate, Lar Torres de Melo, Associação Peter Pan e Lar Tin Tin.