Seleção de Idioma

Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019

NOTÍCIAS

Redação - 12/12/2018

A ceia de Natal dos astronautas da ISS

No sábado, a nave SpaceX Dragon fez o delivery das galáxias levando o jantar natalino para os tripulantes da estação espacial

A nave SpaceX Dragon, do empresário Elon Musk, fez um delivery das galáxias, levando o jantar de Natal dos três astronautas que passarão as festas de final de ano a bordo da estação ISS (International Space Station). A entrega foi feita no sábado, 8 de dezembro, quando um braço robótico gigante puxou a carga para dentro do laboratório espacial. Os tripulantes vão comer feijão verde, inhame cristalizado, peru defumado e molho de cranberry. De sobremesa, bolo de frutas e biscoitos amanteigados acompanhados de tubo de glacê para serem decorados.

Para repetir a ceia espacial em casa na Terra é bom saber que a comida dos astronautas é armazenada em embalagens a vácuo e desidratada. Uma máquina especial é usada para reidratar a comida. A refeição natalina foi junto com uma carga contendo equipamentos científicos a serem empregados em 250 experimentos. A entrega foi feita depois de uma jornada de três dias a partir de Cabo Canaveral, a plataforma de lançamento da Nasa localizada na Flórida.

Desde 2000, tripulantes da ISS passam o Natal no espaço. Mas, há 50 anos, a Apollo 8 foi a primeira missão em que seus astronautas festejaram a data orbitando a Lua.