Produtos brasileiros ganham prêmio internacional

Pão, chocolate e cachaça são os alimentos que receberam 3 estrelas na categoria sabor superior pelo instituto belga que anualmente faz essa avaliação

Em 2018, pão, chocolate e cachaça feitos no Brasil receberam o selo de reconhecimento de 3 estrelas na categoria Sabor Superior, concedido pelo iQTi (International Taste & Quality Institute), da Bélgica, e considerada uma referência mundial.

A avaliação classifica a qualidade dos produtos em três categorias: Diamond (a máxima), Crystal (intermediária) e a Sabor Superior, que premia com uma a três estrelas, dependendo dos resultados do juri formado por chefs de cozinha e sommeliers.

Segundo a entidade, o teste é feito às cegas, sem embalagem ou outras formas de identificação dos produtos. As empresas pagam por essa análise. Na premiação de 2018, a lista inclui 12 produtos brasileiros, fabricados por sete empresas, todos na categoria Sabor Superior.

Receberam três estrelas o pão integral da Panesse, feito na fábrica da empresa em Jundiái (SP); o chocolate branco Genuine, produzido em Porto Ferreira (SP) pela Cargill; e a cachaça Reserva 51 Carvalho Americano, que identifica o tipo de barril empregado para o envelhecimento da bebida na fábrica da Cia Muller em Pirassununga (SP).

Dos outros nove produtos avaliados, oito receberam selo de 2 estrelas (Panesse Grãos e Panesse tradicional; cachaça Paratiana Ouro; mel da Apis Vida; cachaças Reserva 51 Rara, Reserva 51 Singular e Reserva 51 Única); e cerveja Spoller, da Inbeb). A água mineral sem gás Sferriê, do grupo Pereira Alimentos, recebeu 1 estrela.

As inscrições para a seleção de 2019 estão abertas, com prazos diferentes para alimentos e bebidas. Os fabricantes de bebidas têm até março de 2019 para participarem, enquanto as inscrições para a indústria de alimento seguem até 25 de abril de 2019, informa o iTQi.