Controle de peso na firma

A empresa LC de refeições coletivas promove uma campanha de educação nutricional até o final do mês alertando sobre os riscos à saúde do excesso de quilos

No mês de agosto, a campanha da LC Restaurantes especializada em refeições coletivas vai visar o controle saudável do peso entre os funcionários das empresas atendidas.

Segundo a LC, a ideia é mostrar que o excesso de quilos pode levar ao risco de a pessoa enfrentar problemas decorrentes de diabetes, hipertensão, colesterol elevado e infarto.

Além de orientações nutricionais, também serão tomadas as medidas antropométricas do pessoal, como peso, circunferência da cintura, quadril e abdômen, que terão avaliação profissional.

“Quem estiver com peso de risco terá acompanhamento da nutricionista e do médico do trabalho”, explica em comunicado ao mercado sobre o Programa Nutrição Integral, a nutricionista clínica da LC Restaurantes e responsável pelas campanhas, Vanessa Caluete. Ela cita dados da Pesquisa de Orçamento Familiar para mostrar que o número de obesos no país subiu muito principalmente entre os homens em uma década.

Em 2008, 2,8% dos homens e 7,8% das mulheres eram considerados obesos. De acordo com a nutricionais, atualmente, 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres do país são obesos.

Para quem quer perder peso ou não quer brigar com quilos a mais, ela aconselha a caprichar nas refeições. “Quanto mais colorido estiver seu prato, mais nutrientes você estará ingerindo”, ressalta.

Alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio deveriam ser evitados. A preferência seria colocar no prato alimentos cozidos, assados ou grelhados, escapando da tentação dos fritos.

“Consuma frutas, legumes e verduras diariamente”, aconselha Vanessa. Acostumar-se a tomar água é um hábito saudável a ser adquirido, assim como fazer alguma atividade física regularmente e passar pelo médico para avaliações periódicas, recomenda a especialista da LC. A cada mês muda o tema do Programa Nutrição Integral, criado pela área da qualidade da empresa de refeições coletivas.