Vila dos Ingleses será palco do Heineken Block

Evento da cervejaria terá shows musicais, arte e comida, com entrada gratuita, mas é preciso se inscrever

A Vila dos Ingleses, no centro da capital paulista, será o cenário para o novo projeto de verão da cervejaria Heineken. Inspirado nas festas de rua, o Heineken Block está agendado para o período de 18 de fevereiro a 11 de março, sempre aos sábados e domingos. O evento terá shows musicais e contará com a presença de diversos artistas plásticos que vão realizar intervenções de arte na vila durante os quatro finais de semana da festa.

O projeto prevê a produção da maior obra de arte colaborativa da cidade. O público participante terá disponível uma série de lambe-lambes para criar as próprias expressões artísticas, que no último final de semana, serão combinadas pelo coletivo SHN e instaladas em uma empena ao lado da Vila dos Ingleses, ficando como um legado para a cidade de São Paulo, diz a cervejaria.

A Vila dos Ingleses é formada por um conjunto de 28 casas construídas entre 1915 e 1919 para abrigar os engenheiros ingleses que trabalhavam na construção da Estação da Luz. Para sediar o Heineken Block, a vila será transformada pela intervenção de cinco artistas que foram convidados a criar obras para o espaço, respeitando sua arquitetura. São eles:

Alê Jordão, conhecido por seu trabalho cinético especialmente utilizando luz neon, propõe que os visitantes passeiem por suas esculturas de grandes dimensões como letreiros espalhados ao longo do espaço, além de sinalizações indicando as atrações do Heineken Block.

Zeca Gerace vai instalar diversos componentes em toda a estrutura do Heineken Block com uma nova leitura para objetos tradicionais, transformando-os em instalações pós-modernas. A proposta acompanha o objetivo do evento, que pretende dar novos significados a espaços pouco explorados da cidade.

Marina Rodrigues visa ocupar os espaços da vila como portas, janelas e paredes das casas para instalar suas formas geométricas e minimalistas. A artista vai trabalhar em algumas das obras durante os dias de evento, permitindo que o público acompanhe o processo criativo dela.

Tiago Mordix, cujo trabalho mistura técnicas como stencil, grafite e grafia para emprestar novo visual a peças usadas. Além de realizar uma instalação em uma das paredes da Vila dos Ingleses, vai customizar ao vivo peças do público (como bolsas, cadernos, cases de celular ou outros itens pessoais).

Carol Murayama, com trabalho monocromático que mistura formas orgânicas da natureza com elementos inspirados pelas paisagens das cidades instalará obras ao vivo.

A convite da Heineken, o restaurante Meats deve levar um menu especialmente desenvolvido para o evento. De acordo com a cervejaria, o chef Paulo Yoller criou hambúrgueres que levam a cerveja da marca na receita, através dos molhos ou até mesmo da cebola caramelizada. O Baron Truck Bar também participa com drinques, assim como outros food trucks.

O Heineken Block é parte da plataforma global da marca intitulada Cities, cujo mote é inspirar os consumidores a desvendar os segredos de suas cidades e transformar de maneira positiva o espaço público, informa a empresa. A entrada para o evento é gratuita, mas é necessário se inscrever no site para ter acesso liberado. Cada pessoa cadastrada poderá levar um acompanhante, mas para participar é preciso ter mais de 18 anos e, apesar da lista, a entrada estará sujeita à lotação máxima.

MeuCardápio
1º Heineken Block

Quando: de 18 de fevereiro
Horário: a partir das 15h00
Onde: Vila dos Ingleses (Rua Mauá s/n – Luz – São Paulo – SP)