Seleção de Idioma

Quarta-feira, 26 de Junho de 2019

DICAS

Rita Karam - 02/11/2017

Cuidados para guardar frutas e legumes já lavados

Especialista orienta como manter a qualidade e a melhor forma de higienizar esses alimentos

Na correria do dia a dia, muitas vezes buscamos a praticidade de deixar alimentos como frutas e legumes já lavados para agilizar a preparação de um prato ou facilitar o consumo. Essa prática pode ser adotada desde que se tome alguns cuidados bem importantes. Confira as orientações de Aline Martins de Carvalho, nutricionista do Grupo de Estudos Epidemiológicos e Inovação em Alimentação e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) e coordenadora do projeto de extensão universitária SustentAREA. O projeto da FSP/USP mantém uma página na internet e no Facebook com orientações sobre alimentação saudável e sustentável baseadas em estudos científicos, além de promover atividades de conscientização em escolas.

.: Lavar antes de guardar | O risco de lavar frutas, legumes e verduras antes de guardá-los é o de ficarem úmidos e deteriorarem. Se o consumidor preferir lavar, deverá então secar muito bem frutas e legumes usando papel-toalha para essa tarefa.

.: Onde guardar depois de limpos | Se for colocar em saquinhos, nem pense em retornar os alimentos para a mesma embalagem que veio do supermercado ou da feira. Use um plástico novo.



.: Higienização | Antes de consumir, frutas, verduras e legumes devem ser lavados em água corrente, folha por folha, legume por legume, fruta por fruta. Depois, para serem desinfetados, coloque numa bacia com água misturada a hipoclorito de sódio por 15 minutos, conforme a recomendação do fabricante. Passado esse prazo, enxague em água corrente e potável; e estarão prontos para o consumo. As frutas cujas cascas não serão consumidas não precisam ser desinfetadas com hipoclorito, porém precisam ser bem lavadas em água corrente uma a uma.

.: Riscos da falta de higienização | Esses alimentos podem apresentar sujidades e micro-organismos que podem causar gastroenterites.

.: Conservação | Pode guardar frutas, verduras e legumes na geladeira, de preferência na parte inferior, para aumentar o tempo de conservação. Exceto a banana, cuja casca fica escura (mas veja mais no MC sobre essa questão).

.: Na mesa | Frutas, verduras e legumes devem ser lavados e desinfetados logo antes do consumo. Se as frutas já cortadas estiverem na mesa por muito tempo, com pessoas falando em cima delas, pode cair saliva. O ideal é cada um pegar a sua porção e logo consumir. Segundo a legislação, alimentos prontos para o consumo que estejam à temperatura ambiente devem ser consumidos no máximo em 2 horas.

.: Quando não comer | Alimentos com pontos de bolor, com partes apodrecidas, com cheiro ruim não devem ser consumidos.