Seleção de Idioma

Sexta-feira, 24 de Maio de 2019

NOTÍCIAS

Redação - 18/01/2017

Frutas da estação e os benefícios

Compra de produtos da safra garante consumo de nutrientes e pesa menos no orçamento.

Estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que apenas 37,3% dos brasileiros com mais de 18 anos consomem as quantidades de frutas, legumes e verduras recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, 400 gramas ou cinco porções diárias. A região nordeste tem o menor índice, 28,2%, e a centro oeste o mais alto, com 43,9%. O custo é um dos fatores que interferem nesse consumo. Uma alternativa é aproveitar os produtos da estação. O Ceagesp SP divulgou as frutas que tem safra em janeiro e alguns de seus benefícios. Entre elas:

Abacate fucks/geada: têm baixo teor de gordura e são ricos em potássio, o que ajuda nas atividades físicas.


Abacaxi Havaí: rico em vitamina C, auxilia a produção de sucos digestivos


Carambola: pode ser eficaz contra febre, tosse, dor de garganta, digestão e queimaduras solares.


Cupuaçu: rico em vitaminas A, B1, B3 e C, além de cálcio e selênio; beneficia a pele, olhos, ossos, tendões e ligamentos.


Figo: possui baixas calorias, 74 a cada 100 gramas, é fonte de potássio que auxilia a pressão arterial e evita a distensão muscular.


Goiaba: rica em vitamina C fortalece o sistema imunológico, também possui antioxidantes


Graviola: possui potássio, que ajuda na circulação sanguínea e reduz a pressão arterial.
 



 

Jaca: não possui teor de colesterol, é rica em carboidratos, frutose, sacarose e calorias, fornece energia.


Laranja pera: rica em vitamina C, flavonoides e betacaroteno, que juntos atuam como antioxidantes e combatem células cancerígenas, doenças vasculares, cardíacas.

 
Limão Taiti: tem ação antidepressiva, antisséptica, antitérmica, anti-inflamatória e diurética.


Mamão formosa: Pode conter 10 vezes mais vitamina C do que a laranja e auxilia a digestão


Manga Palmer: tem propriedades que fazem com que funcione como antioxidante


Maracujá doce: possui vitaminas A e C, fortatece o sistema imunológico, tem efeito calmante e auxilia na digestão.


Marmelo: fonte das vitaminas A, C, do complexo B, E e minerais como ferro, cobre, potássio e  possui fibras solúveis.


Nectarina estrangeira: é rica em vitaminas A, B3, C e potássio.