Curitiba poderá ter hortas nas calçadas

Prefeitura forma grupo para avaliar as condições pelas quais o morador possa utilizar os espaços onde hoje há grama.

A prefeitura de Curitiba (PR) está formando um grupo a fim de analisar as condições para permitir aos moradores que cultivem hortas nas calçadas, quando no lugar tiverem canteiros gramados. Segundo a prefeitura, como a prática não consta da legislação atual, a fiscalização penalizaria quem tomar essa iniciativa.

A informação foi divulgada na semana passada durante inauguração da 24ª horta comunitária que tem o apoio da prefeitura, e ocupa o terreno da concessionária de trens Rumo. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, destacou que a agricultura urbana é uma tendência mundial já estimulada em outros países.

Para ele, além de permitir que as 24 familias que vão cultivar no local tenham alimentos, a horta comunitária inaugurada na semana passada funcionará como área de segurança dos trens e evitará a ocupação irregular do terreno.

Na ocasião também foi assinado um protocolo de intenção para criar um Centro de Referência em Agricultura Urbana e Economia Criativa, que funcionará em área anexa ao pátio de manobras de trens, de modo a difundir práticas e técnicas de agricultura urbana e organização comunitária.