Seleção de Idioma

Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

DICAS

Redação - 12/07/2017

Não comer carboidrato depois das 18 horas emagrece?

Página Alimentação Saudável mantida pela Codeagro da Secretaria de Agricultura vai desvendar em julho alguns mitos em torno da cozinha.

Durante o mês de julho as páginas Alimentação Saudável e Saudável e Barato, mantidas nas midias sociais pela coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo trará especialistas discorrendo sobre diversos temas que fazem parte das crenças populares. Algumas são tão antigas, mas infelizmente as pessoas ainda tem dúvidas, diz a nutricionista do órgão, Milene Massaro. Outras são mais atuais como o mito de que comer carboidrato depois das seis horas da tarde engorda.

“As pessoas relacionam que o consumo do carboidrato gera energia e, como à noite o organismo está em repouso, ele não teria essa função e poderia fazer a pessoa ganhar peso”, explica a nutricionista. Mas na verdade, diz, também gastamos energia à noite. “É claro que se deve ter controle alimentar, que tem que partir da alimentação equilibrada, sem exagerar e comer só carboidrato. A pessoa não engorda porque comeu algum depois das 18 horas, mas por ter comido muito o dia inteiro”, afirma Milene.

MANGA E LEITE
Ela diz que ao eliminar o carboidrato da dieta, a pessoa emagrece, mas se não trabalhar a educação alimentar, quando volta a comer pode engordar até mais, avisa. Cita, ainda, que alguns estudos mostram que o carboidrato é importante por estar relacionado ao aumento de produção da seretonina que por sua vez está relacionada ao prazer e ao sono.



Esse é um dos quatro credos populares abordados pelo Stand Up Saudável Mitos da Cozinha. O primeiro foi a crença antiga de que faz mal misturar manga com leite, que surgiu no período colonial inventada pelos senhores do engenho para os escravos não consumirem o leite, conta Milene. Manga com leite pode sim e para desmistificar uma das receitas sugeridas na página mistura os dois ingredientes, é de iogurte com manga.

CANJICA NA GRAVIDEZ
Outros dois mitos abordados são que a canjica aumenta a produção de leite durante a gestação e que a grávida não poder come fruta cítrica pois corta o sangue, seja lá o que isso siginifca. Algumas dessas crenças não se sabe de onde ou quando surgiram mas se espalharam e não são verdadeiras, esclarece Milene. “A produção de leite na gravidez está relacionada a uma alimentação equilibrada e saudável”, afirma.

HÁBITOS SAUDÁVEIS
Criadas há cerca de dois anos e meio, as páginas da secretaria no Facebook, Youtube e Twitter
procuram incentivar hábitos saudáveis. Aproveitando o mês de férias, também sugerem receitas simples que os pais podem elaborar com os filhos, inclusive para que acostumem o paladar a alguns alimentos para os quais muitas vezes eles torcem o nariz. Nas páginas serão encontradas também receitas e jogos para que as crianças aprendam mais sobre alimentação.

Outra seção de posts nas redes sociais da secretaria abordará o tema ‘Sabor de um, cara do outro’. Serão mostradas imagens de um alimento que pode ser confundido com outros, como cajamanga, marolo, granadilla e toranja. Os internautas receberão informações dos valores nutricionais do alimento em destaque.