Vinhos do Alentejo faz evento no Brasil

Durante setembro cinco capitais têm programação que envolve concurso de sommeliers, horários de degustação para o público em geral e venda.

Pela primeira vez, Recife, em Pernambuco, vai compor a programação brasileira da mostra Vinhos do Alentejo, organizada pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), entidade que certifica e promove os vinhos da região.

A agenda do evento inclui São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília, começando na segunda, 11 de setembro. Para divulgar e fomentar as vendas do terroir português no Brasil, a CVRA vai realizar ações que visam alcançar profissionais da área e consumidores.

De acordo com dados divulgados pela entidade, o Brasil é o segundo principal mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, comprando 3,6 milhões de garrafas por ano. A novidade deste ano é o Happy Hour Enogastronômico, realizado no último dia, apenas na capital paulista. É aberto ao público, mediante inscrição e com entrada a R$ 30, paga no local. Degustações serão cobradas à parte. Está programado para 21 de setembro, das 17h30 às 22h00, incluindo venda de produtos.

Nas demais capitais são realizadas as Provas Anuais, nas mesmas condições do happy hour: Recife, em 11 de setembro; Rio de Janeiro, 14 de setembro; e Curitiba, 18 de setembro.

No mesmo período serão feitas as seletivas regionais da 5ª edição do concurso O Melhor Sommelier do Brasil, que nomeará o novo embaixador dos vinhos do Alentejo no país. Atualmente, o posto é de Wallace Neves, professor da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS)Só para profissionais.

De cada seletiva, serão premiados duas pessoas com uma viagem à região do Alentejo, em Portugal, para conhecer a região e alguns de seus produtores.