Tritall lança chocolate ao leite sem lactose

Linha Trit também não tem adição de açúcar, nem glúten, e o teor de cacau atinge 44%.

A Tritall Comércio de Alimentos lançou uma linha de chocolates ao leite zero lactose, sem adição de açúcar, sem glúten, com 44% de cacau e sem gordura trans. Trata-se da primeira linha de chocolate ao leite produzida no Brasil que não contém lactose, informa a diretora de marketing da empresa, Lucilia Moreira. Inicialmente a novidade pode ser encontrada em quatro versões: em barras de 25 gramas ou como coberturas de açaí em cubos, de castanha de Baru ou de amendoim.

Batizada de Trit, a linha é a primeira da empresa, e o desenvolvimento do produto levou aproximadamente um ano. “Não queríamos abrir mão do leite, porque acreditamos que é benéfico”, afirma Lucilia, acrescentando que 60% das pessoas que consomem chocolate optam pelo sabor ao leite. O principal desafio, conta, foi preservar o sabor do chocolate ao leite. Em um teste cego, o consumidor não vai saber que se trata de um chocolate sem lactose ou adição de açúcar, afirma a diretora.

Para viabilizar a produção, foi preciso inicialmente encontrar um fornecedor que pudesse dedicar uma linha à Trit, para evitar interferência de matérias-primas, caso os equipamentos fossem compartilhados com outras marcas. A partir de então vários testes foram feitos junto com o fornecedor para chegar ao produto final. “O objetivo é oferecer um produto que seja conveniente a todos, pessoas que tenham qualquer restrição alimentar ou que fazem a opção por um estilo de vida”, afirma Lucilia.

Os produtos já podem ser encontrados em algumas lojas da rede Mundo Verde, farmácias de manipulação e padarias de maior porte, além do e-commerce da empresa. O objetivo é chegar também a redes de supermercados e de farmácias. A Trit foi lançada nas regiões sul e sudeste há aproximadamente um mês.

A formulação também não utiliza soja, mas para que possa ser considerada isenta depende ainda de resultado de laudos. As demais análises que atestam as características dos produtos já foram feitas em laboratórios fora do país, até para atender exigências de laudos pelo grande varejo.

Lucilia informa que a empresa está desenvolvendo com nutricionistas e engenheiros de alimentos outros produtos com as mesmas vertentes de zero lactose e sem adição de açúcar, que planeja colocar no mercado até o final do próximo ano, desta vez com produção própria, mas ainda não antecipa quais. O objetivo é trabalhar com produtos tradicionais do Brasil como a castanha.

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