Seu prato de comida pode melhorar o clima

O Dia Mundial da Alimentação é um alerta para mudar hábitos, como comer menos carne e evitar desperdício, sobrando mais alimentos para todos.

Seu prato de comida pode melhorar o clima

O tema deste ano do Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, é um alerta de como o prato de comida pode melhorar o clima. Além de ações mais universais, em 2020, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) também trata do comportamento individual como fator de mudança para reduzir a pressão sobre o meio ambiente. A ONU aponta que alterações simples de hábitos alimentares podem fazer muita diferença. É a dieta sustentável.

Começa pela cozinha de casa. O programa propõe usar o tempo quarentenado como incentivo para continuar a fazer mais refeições em casa, mesmo depois de passada a pandemia de covid-19.

Dietas mais sustentáveis e redução do desperdício de alimentos podem ajudar os países a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 25% e melhorar o clima global. Segundo a ONU, se os países atuassem nessas questões, o mundo alcançaria redução de 12,5 gigatoneladas por ano nas emissões de CO2, o equivalente a retirar 2,7 bilhões de carros das estradas.

DICAS DO QUE MUDAR

Não precisa ser vegano. Mas todos podemos comer menos proteína animal, sugere o PNUMA. “A produção de gado é uma das principais causas das alterações climáticas e, na maior parte do mundo, as pessoas já consomem mais alimentos de origem animal do que é saudável. Pequenas mudanças na dieta podem ter um impacto positivo. A pessoa média consome 100 gramas de carne diariamente. Reduzir isso em 10 gramas pode melhorar a saúde humana e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, afirma.

Diversifique sua dieta. Coma mais alimentos vegetais, incluindo leguminosas, ervilhas, feijões e grão de bico como fontes de proteína. Também coma alimentos locais e da época, diminuindo assim custo.

Siga a regra de um terço. Preencha pelo menos um terço do seu prato com vegetais durante as refeições. Ou, então, tente comer uma refeição vegetariana uma vez por semana.

Consumo consciente. Compre alimentos produzidos de forma sustentável. Aprenda mais sobre práticas agrícolas e rotulagem.

Não desperdice alimentos. Eliminar o desperdício de alimentos pode reduzir as emissões globais de carbono em 8% a10%. E pode sobrar mais alimentos para todos, porque muita gente ainda passa fome no mundo.

Não desperdice comida. Congele sobras. Ou, então, use como ingrediente de outra refeição.