Como guardar pepino mesmo quando cortado

Bem refrescante, o legume estraga rápido se mantido em temperatura ambiente.

Como guardar pepino mesmo quando cortado

Apesar do sabor marcante, o pepino é um legume saboroso e muito refrescante. Delicado para conservar, o MeuCardápio pesquisou formas adequadas de guardar pepino mesmo quando cortado. A Embrapa(*) informa que o pepino estraga rápido se mantido em temperatura ambiente, ao contrário de informações que pipocam pela internet.

Seja qual for o tipo, a recomendação é higienizar o legume e secar bem (use papel-toalha ou um pano de prato reservado para essa finalidade). E guardar em geladeira na gaveta de legumes, que seria a parte mais quente. Isso porque é verdade que o pepino não se dá bem com temperaturas muito baixas.

Assim, o pepino inteiro permanece fresco e crocante durante, pelo menos, uma semana. Desde que dentro de um saco plástico. Depois disso, começa a amolecer.

PEPINO CORTADO

A dúvida sobre como guardar pepino aparece quando se corta o legume e sobra um pedaço suficiente para outra preparação ou restam fatias.

Quando em um pedaço só, a experiência mostra que o melhor é embalar em filme plástico, guardar na geladeira e voltar a usar em dois ou três dias.

Quando fatiado, o pepino pode ser guardado em recipiente plástico com tampa dentro da geladeira. E com as fatias nadando em água filtrada. Recomendado consumir em no máximo três dias.

Dá para congelar? Sim. Mas como outros legumes, o processo de descongelamento altera aparência, textura e sabor. Se congelear, use apenas em receitas que vão ao fogo.

Se souber fazer, uma opção é preparar conserva.

TIPOS DE PEPINO

As recomendações valem para os quatro tipos de pepinos mais vendidos no Brasil: comum (o de tom verde mais escuro entre as variedades); caipira; japonês; e o de conserva (os pequenos, que medem em torno de 5 cm).

Como o nome já diz, a variedade comum é a mais consumida no mercado brasileiro. Em seguida, aparece o pepino japonês, mais fino e comprido que outras variedades.

(*)Embrapa: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária