Aurora compra frigoríficos da Cotrel

Aquisição das unidades de aves e suínos custará R$ 108 milhões, entre recursos próprios e financiamento do BNDES.

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, com sede em Chapecó (SC), comprou as undades frigoríficas de aves e de suínos da Cooperativa Tritícola Erechim (Cotrel), instaladas na cidade de Eerechim (RS), por R$ 108 milhões.

O valor será pago em cinco anos com recursos próprios e de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). As duas cooperativas mantêm parceria há mais de uma década.

Entre setembro de 2005 e setembro de 2007, os frigoríficos da Cotrel abatiam e industrializavam aves e suínos em nome da Aurora. Prestação de serviço que incluía ainda a fabricação de rações e a incubação de ovos, informou a Aurora em comunicado ao mercado.

A partir de setembro de 2007, a operação passou a ser de arrendamento, quando, além de alugar todas as plantas e instalações industriais, administrativas e de apoio, a Aurora assumiu a força de trabalho da Cotrel formada por 1,99 mil funcionários, e comprou da cooperativa gaúcha as marcas Nobre, Nobreza, Da Fazenda e Capone.

Atualmente, a unidade de abate e processamento de frangos tem capacidade para 26,7 milhões de cabeças ao ano e a de suínos, 418 mil cabeças ao ano. Juntas as duas unidades respondem por 7,8% da receita operacional bruta do conglomerado Aurora, informou a cooperativa.