Atenção ao comprar água de coco

Proteste avaliou seis marcas e aponta problemas nas informações fornecidas nas embalagens.

A Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor analisou pela primeira vez seis marcas de água de coco: Do Bem, KeroCoco, Obrigado, Coco do Vale, Sococo e Ducoco. Foram avaliadas variáveis de rotulagem, nível de acidez, presença de açúcar e micro-organismos e análise sensorial.

A entidade considerou que alguns dados dos rótulos estampando informações como “100% coco praiano”, “sem conservadores” e “sem adição de açúcar” podem induzir o consumidor a erro.

Como exemplo, o relatório da Proteste cita o produto da Sococo, especificado como natural, embora contenha sacarose e metabissulfito de sódio (que pode provocar crises de asma em quem sofre da doença).

E as informações quanto à conservação nas marcas Obrigado e Do Bem deixam a desejar, por omitirem orientações sobre o armazenamento e não alertar acerca dos riscos de não seguí-las.

Ainda quanto às informações fornecidas na embalagem, algumas marcas apresentaram índices com variação superior aos 20% permitidos.

A Coco do Valle e DuCoco mostraram diferenças de mais de 30% para sódio e potássio. E a Sococo chega a ter 64% a menos de sódio do que o informado na rotulagem.