Fiocruz faz cartilha sobre festas de Natal

Recomendações dos especialistas variam do comportamento social adequado ao modo mais seguro de preparar e servir a ceia quando houver convidados.

Fiocruz faz cartilha sobre festas de Natal

Embora os especialistas alertem que a forma mais segura este ano seja ficar em casa, sem convidados, se for receber, conheça as recomendações. Para isso, a Fiocruz faz cartilha com orientações sobre as festas de Natal e Ano Novo. Uma sugestão de difícil adesão é não compartilhar a ceia para reduzir o risco de contágio por covid-19. Os convidados levariam a própria comida e bebida.

Caso a família a mantenha a tradição de compartilhar pratos é bom redobrar os cuidados na preparação. As básicas, e que deveriam sempre prevalecer, como lavar bem as mãos antes de começar o preparo e durante, também. A diferença é a sugestão para usar máscara de proteção respiratória ao longo do preparo.

Da mesma forma que se deve evitar a diversão de cozinhar em grupo. Se tiver ajuda na preparação da ceia, restrinja a quantidade de ajudantes na cozinha e todos devem ficar com máscara o tempo todo.

A Fiocruz faz cartilha destacando os cuidados mais relevantes no momento de servir a ceia, e o que oferece maior risco de contágio.

VEJA AS RECOMENDAÇÕES

Evite : compartilhar utensílios para servir a comida. Pratos e bebidas em recipientes não individuais devem ser servidos por uma única pessoa. O responsável deve lavar as mãos antes de servir e sempre usar a máscara. Isso evita que muitas pessoas coloquem a mão no mesmo talher.

Bebidas : use embalagens individuais (latas ou garrafas), arrumadas em baldes com gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas.

Se for possível : providencie condimentos, molhos para salada ou temperos embalados individualmente.

Após o evento : lave toda a louça em água corrente e com detergente. Ou use a máquina de lavar louças.

Limite : o número de convidados de acordo com o tamanho do espaço, permitindo que as pessoas mantenham distância de 2 metros entre si.

Evite : música alta para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto para serem ouvidas. Caso alguém esteja contaminado com o vírus, lançará um número maior de partículas virais no ambiente.

Prefira : locais abertos ou bem ventilados para reunir as pessoas. Fuja, assim, dos ambientes refrigerados com ar condicionado.

Sem aglomeração : Não deixe que os convidados formem filas para serem servidos.

Oriente : os convidados a não se sentarem todos reunidos na hora da ceia. Organize espaços separados para pessoas que moram juntas.

Evite : no lavabo ou banheiro, não use tolhas de pano. Se possível, substitua por toalhas de papel.

Distribua : frascos de álcool em gel pelos ambientes.

Lixo : utilize lixeiras com pedais, porque isso evita colocar as mãos na tampa.

Depois : Lave bem as mãos após ao esvaziar a lata de lixo.