Como descongelar alimentos de forma segura

O MC mostra quatro maneiras que evitam contaminação por microorganismos.

Seja para o churrasco de domingo ou para um jantar no meio da semana, um alimento congelado que esquecemos de descongelar pode virar uma tremenda dor de cabeça. Tentar apressar o descongelamento de forma errada pode levar a problemas muito mais graves do que apenas atrasar a hora de comer. É consenso entre especialistas da área de segurança dos alimentos que descongelar alimentos deixando-os expostos à temperatura ambiente ou imersos em água morna ou quente é um erro grave.

Qualquer um desses três casos pode fazer do seu alimento um perigoso vetor de doenças causadas por microorganismos. Para evitar esse tipo de problema durante o descongelamento de alimentos, o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar dos Estados Unidos (USDA-FSIS) coloca quatro formas seguras de lidar com alimentos congelados em casa. Siga o jeito certo:

DESCONGELAR NA GELADEIRA

É o método mais seguro que existe para descongelar alimentos. Planeje com antecedência e coloque o alimento congelado embalado na geladeira até que descongele. Leva em torno de 24 horas.

Alimentos descongelados na geladeira podem ser mantidos lá por, pelo menos, mais um dia inteiro sem riscos à saúde.

DESCONGELAR NO MICROONDAS

O mais rápido de todos os métodos. Requer apenas que o alimento seja colocado no microondas em um recipiente apropriado (nunca de metal) até que descongele.

Alimentos descongelados dessa forma devem ser imediatamente cozidos.

DESCONGELAR EM ÁGUA FRIA

Mais rápido que na geladeira, esse método é também o mais trabalhoso. Com o alimento em uma embalagem à prova d’água, coloque-o totalmente submerso em água fria, trocando a água a cada 30 minutos. O processo demorará de uma a três horas.

Alimentos assim descongelados devem ser imediatamente cozidos.

DESCONGELAR COZINHANDO

Se nenhuma opção acima for viável, é considerado seguro o cozimento do alimento ainda congelado. Porém, saiba que o tempo de cozimento será mais longo e que pode haver diferenças no produto final, especialmente em textura e suculência.