
Mesmo entre produções industriais, como da rede supermercados St Marché quanto de empresa como a Cymco Alimentos, o esforço é direcionado é reproduzir em escala o sabor do pão de queijo artesanal mineiro. A fórmula de cuidados passa pela escolha de bons ingredientes e adoção de processos de preparo capazes de reforçar a paixão nacional pela receita, celebrada em 17 de agosto no Dia do Pão de Queijo.
TRADIÇÃO MINEIRA NO ST MARCHE
De acordo com o St Marche, para abastecer sua área de panificação, o pão de queijo da rede é preparado com receita que combina queijo minas frescal, queijo meia cura da Serra da Canastra e parmesão de maturação longa. Produzidos diariamente, os pães de queijo da rede conquistaram o posto de um dos três melhores de São Paulo segundo consumidores, afirma o comunicado de imprensa da marca.
Para celebrar o Dia do Pão de Queijo, o supermercado promoverá ofertas especiais nos dias 16 e 17 de agosto. Toda a linha será vendida com 30% de desconto. Nas lojas com área de cafezinho, o combo de café mais três pães de queijo custará R$ 13,90.

SABOR CASEIRO
Na Cymco Alimentos, o desafio é manter o sabor de “feito em casa” mesmo em produção de larga escala. Conforme a empresa, a linha de produção utiliza ingredientes naturais — como queijo de verdade, polvilho azedo e fécula de mandioca — e técnicas como o escaldo da massa, que preservam a maciez e a leveza que tem um bom pão de queijo artesanal.
Em 2024, a Cymco Alimentos ultrapassou R$70 milhões em faturamento e inaugurou uma nova planta industrial com capacidade para 950 toneladas mensais. A meta para 2025 é ampliar a presença no varejo, alcançando 600 pontos de venda. Além de pães de queijo, a empresa produz chipa e dadinos de tapioca com queijo coalho.