A rede de supermercados Pão de Açúcar vai ampliar a linha de produtos plant-based, que imitam a aparência, o gosto e a textura de carne bovina e frango. Começa a vender dois produtos desenvolvidos pela foodtech The New Butcher. Um é o The New Burger e o outro, o The New Chicken (em tiras). A diferença deles é que dois dois produtos não usam soja. A base é a proteína de ervilha, amido, extrato de levedura entre outros ingredientes, incluindo o ferro.
São embalagens em torno de 200 gramas – 240 gr o hamburguer e 210 gr o frango. Devem ser comercializadas por R$ 17,90. Essa era a previsão quando as empresas anunciaram o início da parceria. É o mesmo preço que o Pão de Açúcar cobra pelo Futuro Burger (230 gr), da Fazenda do Futuro, mas que é à base de soja. Inicialmente, os produtos da The New Butcher serão comercializados nas lojas da rede de supermercados de São Paulo. A expansão para outros estados será gradativa e, provavelmente, ainda no primeiro trimestre.
30% DAS VENDAS
Em outubro passado, o Pão de Açúcar informou que linha plant-based respondia por 30% do total das vendas de hambúrgueres congelados comercializados nos supermercados da rede na cidade de São Paulo. Segundo a empresa, essa participação saltou dos 3% em apenas quatro meses. Em função desse aumento, a rede decidiu reservar uma área especial dentro dos freezers onde ficam os itens congelados, que chamou de “Feito de Plantas”. O espaço só funciona em algumas lojas da cidade, e reúne no mesmo lugar o mix de produtos que funcionam como alternativa à proteína animal.
É o caso da carne moída vegetal, também da Fazenda do Futuro, que combina grão de bico, proteína isolada de soja e proteína de ervilha, prometendo reproduzir o gosto, o aroma e a textura da carne moída tradicional em qualquer receita, conforme a empresa.