A nave SpaceX Dragon, do empresário Elon Musk, fez um delivery das galáxias, levando o jantar de Natal para os três astronautas que passarão as festas de final de ano a bordo da estação ISS (International Space Station).
A entrega foi feita no sábado, 8 de dezembro, quando um braço robótico gigante puxou a carga para dentro do laboratório espacial.
Os tripulantes vão comer feijão verde, inhame cristalizado, peru defumado e molho de cranberry. De sobremesa, bolo de frutas e biscoitos amanteigados acompanhados de tubo de glacê para serem decorados.
EMBALAGEM ESPECIAL
Para repetir a ceia espacial em casa na Terra é bom saber que a comida dos astronautas é armazenada em embalagens a vácuo e desidratada.
Uma máquina especial reidrata a comida, como parte dos equipamentos instalados na estação ISS . A refeição natalina viajou junto com uma carga contendo equipamentos científicos a serem empregados em 250 experimentos.
A entrega foi feita depois de uma jornada de três dias a partir de Cabo Canaveral, a plataforma de lançamento da Nasa localizada na Flórida, nos Estados Unidos.
Desde 2000, tripulantes da ISS celebram o Natal no espaço. É um dia considerado de folga para eles.
Mas, há 50 anos, a Apollo 8 foi a primeira missão na qual a equipe de astronautas festejou a data orbitando a Lua. Em 1968, os tripulantes saborearam uma refeição que não precisou ser reidratada devido à uma embalagem especial que tinha sido criada.
Continha o cardápio tradicional encontrado nos lares dos americanos. Com peru, molho de carne e molho de cranberry.