Com a tendência de cada vez mais pessoas optarem por cozinhar suas próprias refeições e plantar temperos, verduras e legumes usados nas preparações, várias empresas fora do Brasil investem em sistemas que possam ajudar esse público decidido a optar pelo natural, mas, não têm tempo ou espaço para a empreitada do cultivo.
A SproutsIO, dos Estados Unidos, é uma dessas empresas, que, após a campanha de sucesso no Kickstarter.com, encerrada em junho, agora corre para fazer o sistema chegar ao mercado.
Pelo projeto apresentado, o sistema tem um aparelho, o SproutsIO Device, do tamanho de uma tigela grande, equipado com circuitos eletrônicos e sensores capazes de identificar a necessidades de cada tipo de semente e serem programados para regar e aplicar luz automaticamente.
Para isso, um tubo com uma lâmpada de LED na ponta simula a luz solar, enquanto a base (espécie de prato perfurado), onde serão colocadas as sementes, conta com um reservatório da água a ser usada para irrigar.
Todo esse conjunto pode ser controlado pelo celular, baixando um app que fará a interação com o Device. Também está previsto um serviço para entrega de refis das plantas adquiridas.
Ainda sem produtos entregues, a empresa informa que a intenção é comercializar o SproutsIO Device por algo em torno de US$ 30.
GALERIA DE FOTOS