Benefícios da carne de cordeiro

Estudo do Instituto de Zootecnia mostra boa qualidade nutricional do alimento

O Instituto de Zootecnia da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo avaliou o perfil dos ácidos graxos existentes na gordura da carne de cordeiros superprecoces de raças deslanadas brasileiras.

O estudo mostrou que os cordeiros abatidos com entre cem e 130 dias de vida oferecem uma carne magra, com gordura de boa qualidade nutricional.

De acordo com os pesquisadores, o teor de gordura é baixo e o perfil favorável dos ácidos graxos é importante para prevenir problemas de saúde.

Os ácidos graxos totais oleicos, que são encontrados em maior quantidade no óleo de oliva, foram de 40%, o que é considerado muito bom para a saúde.

A gordura de forma geral é fonte de energia para o organismo, para o trabalho muscular e a manutenção da temperatura do corpo no frio, informam os pesquisadores.

ÁCIDOS GRAXOS

Os ácidos graxos podem ser saturados, insaturados e monoinsaturados e são categorizados em Ômega 3 e Ômega 6, contêm carbono e hidrogênio utilizados como energia pela células, mantêm os níveis saudáveis de gordura no sangue, possuem ação antioxidante, protegem contra a hipertensão e combatem o excesso de colesterol ruim e de glicose.