Seleção de Idioma

Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

MC EXPLICA

Redação - 17/02/2018

Conheça alimentos que beneficiam veias e artérias

Médica destaca especiarias, frutas e legumes que auxiliam a circulação sanguínea e deveriam fazer parte do cardápio de todos os dias

Os alimentos são importantes aliados na prevenção de doenças, desde que incorporados à rotina alimentar saudável. Por exemplo, algumas alterações vasculares poderiam ser evitadas só com a prática de bons hábitos na hora de escolher o que comer. Neste artigo, o MeuCardápio reúne quatro tipos de alimento que a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita indica e que agem para facilitar a circulação sanguínea prevenindo problemas vasculares. Ela também por que esses produtos são bons.

:. ALECRIM | É usado há séculos para aliviar dores musculares, melhorar a imunidade e a microcirculação. Rico em ácido carnósico, substância que tem importante ação contra os radicais livres, o alecrim possui também o ácido rosmarínico, que desintoxica e reduz a inflamação. Assim, esse tempero é um aliado para aumentar a circulação nos pequenos vasos em torno dos músculos e órgãos.

:. BETERRABA | O legume é fonte de energia, antioxidante, anti-inflamatório e desintoxicante, capaz de aumentar o fluxo de sangue nos músculos, melhorando também a contração muscular. Possui nitrato, substância metabolizada no organismo e que se transforma em óxido nítrico, que relaxa os vasos e aumenta o fluxo sanguíneo. Essa propriedade, segundo estudos, também melhora a circulação nas veias e previne varizes. Um estudo australiano avaliou que um único copo de suco de beterraba é capaz de reduzir a pressão arterial em poucas horas – e o nitrato é o responsável por essa ação de relaxar os vasos e fazer o sangue fluir melhor.



:. GENGIBRE | Potente anti-inflamatório, combate dores musculares, ajuda contra artrite reumatoide e problemas circulares. Isso porque um dos principais compostos do gengibre é o gingerol, que tem alto efeito de combate às inflamações. Também conta com uma enzima que ajuda a dissolver a fibrina, proteína envolvida na coagulação do sangue. A fibrina atua no processo de formação dos trombos e também está ligada ao endurecimento das veias varicosas.

:. LARANJA | Contém mais do que a sempre lembrada vitamina C. Tem também flavonoides, polifenóis e antocianinas que garantem importante atuação antioxidante e são capazes de reduzir o colesterol. Se consumir a fruta, e não apenas o suco, é ainda melhor, pois as fibras presentes no bagaço atuam para evitar o depósito de gordura nas artérias. Pesquisadores do Instituto Francês de Pesquisa Agronômica afirmam que a hesperidina, um flavonoide da fruta, favorece o revestimento interno dos vasos, o que ajuda na circulação. O potássio presente na laranja ajuda a circulação ao balancear o excesso de sódio na dieta. Um copo de suco de laranja por dia é o suficiente para obter esses benefícios.

CONSUMO DIÁRIO RECOMENDADO
Beterraba: uma unidade (cerca de 140g)
Laranja: uma unidade (cerca de 140g)
Gengibre: 10g da raiz fresca ou 4g do pó concentrado
Alecrim: 4g