Seleção de Idioma

Sexta-feira, 19 de Abril de 2019

DICAS

Redação - 14/12/2017

Como escolher melancia

Com o verão chegando, a fruta geladinha é uma boa opção para se refrescar e matar a sede nos dias quentes, por isso o MeuCardápio compartilha dicas de compras

Usando como fonte o hotsite da Embrapa sobre 50 Hortaliças na Web, o MeuCardápio compartilha algumas dicas para escolher melancia. A fruta gelada é uma boa opção para se refrescar e matar a sede nos dias quentes do verão que se aproxima. Mas não é fácil escolher melancia que seja madura, suculenta e doce. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, se for comprar a melancia inteira, opte pela mais pesada entre dois frutos de mesmo tamanho.

Em um dos lados, a casca deve apresentar uma mancha clara, de cor amarelo creme, que corresponde ao local onde o fruto ficou encostado no solo. Se não tiver esta marca, isto pode indicar que a colheita foi prematura o que afeta negativamente a textura, o sabor e a suculência da polpa, ensina a Embrapa. Ou seja, não estará madura o suficiente. A casca deve ser relativamente lisa, mas pequenas marcas, já cicatrizadas, são comuns e não afetam a qualidade.

Se a melancia já estiver cortada, a recomendação é observar se a polpa apresenta cor uniforme e acentuada. As sementes também devem ter cor pronunciada e estarem brilhantes. Os pedaços devem ter aparência firme e densa. No caso de melancia minimamente processada, já descascada e picada, pronta para o consumo, deve estar exposta em gôndolas refrigeradas e recipientes tampados. Se exposta em cama de gelo, somente compre as embalagens imersas no gelo. Quando simplesmente colocada sobre o gelo, a melancia se deteriora rapidamente e pode apresentar riscos à saúde.



Quando inteira, a melancia pode ficar fora da geladeira por vários dias sem perder qualidade. Se comprar a melancia inteira, antes de cortar lave bem a casca, podendo até usar uma escova se estiver muito suja. Só não vale usar detergente. Depois de cortada, a melancia deve ir para a geladeira coberta com filme plástico para evitar sua desidratação e a absorção do cheiro de outros alimentos. Se quiser cortar em pedados menores, o melhor é guardar em vasilha com tampa.

Dá até para congelar e usar para suco. Nesse caso, corte em pedaços, tire as cascas e as sementes, podendo ser guardada por um ano. O descongelamento deve ser feito à temperatura ambiente ou em geladeira. Outra opção mais fácil para suco é bater a polpa no liquidificador fazendo um purê para ser colocado em formas de gelo.

A melancia pode ser redonda ou ovalada, com ou sem sementes, e a casca apresentar diferentes tonalidades de verde. Segundo a Embrapa, a cor da polpa pode ser vermelha, amarela ou alaranjada. No Brasil, os frutos mais comuns são os de polpa vermelha.