Dê uma chance para a abobrinha, não fuja dela

Tem poucas calorias, o sabor depende dos temperos escolhidos e como em um passe de mágica passa de figurante a prato principal sem esforço.

Dê uma chance para a abobrinha, não fuja dela

Torcer o nariz para abobrinha pode ser uma falsa rejeição. Por muito tempo nas casas brasileiras, a hortaliça foi picada em quadradinhos, levemente refogada na panela, e pronto. Estava ali um prato sem graça, cheio de água, e piorava quando se acrescentava carne moída. Tampouco é saborosa a versão de barca de abobrinha aferventada, recheada de carne moída e colocada no forno para esquentar.

Esqueça os traumas, e dê mais uma chance para a abobrinha. Não só pelas propriedades nutritivas dela. É uma hortaliça rica em niacina, vitamina do complexo B3, e de poucas calorias, ensina a Embrapa. Entre outros benefícios, essa vitamina faz muito bem para a pele, se consumida diariamente. O vegetal também é muito rico em água, da mesma família que o pepino e o chuchu, assim como da melancia e do melão.

Sabendo que tem muita água na abobrinha, se preparar rapidamente e com pouco tempero, vai ter um alimento mole e sem gosto. Portanto, abobrinha pede um bom tempo de calor e muito tempero. Preferencialmente, o calor do forno ou da churrasqueira. Nosso especialista V.Volker explica que o calor vai evaporando a água e, assim, os sabores conseguem atravessar a abobrinha.

“O ar quente do forno remove a umidade natural da abobrinha, concentrando o sabor dela e dos temperos. Com tempero suficiente e tempo suficiente, os sabores penetram no alimento. Isso vale para qualquer alimento que vá ao forno, desde que você não esteja usando seu forno de uma maneira bizarra. Ah, alguns pontos levemente queimados ou quase queimados podem ajudar a dar um perfil de sabor mais complexo ao prato final – só garanta que sua abobrinha não esteja com a cor do asfalto para tirar do forno”, recomenda V.Volker.

CONSERVAR E FAZER

Abobrinhas não duram muito. Em torno de cinco dias, em geladeira. Mas dá para preparar muita comida boa. De novo, como ela tem muita água, conforme o líquido evapora, a tendência é reduzir. Se for fazer no forno, em fatias finas e redondas, bem temperadas com sal (tome cuidado com ele na abobrinha), azeite, tahine, pimenta síria e azeite, corte muitas. Tipo, umas oito abobrinhas para três pessoas. A assadeira quase transborda no começo, para deixar espaços vazios no final. Pense em uma hora de forno quente.

Se cortar fatias redondas e com 1cm, precisará de menos abobrinha, algo como uma por pessoa. Fatias no sentido do comprimento, mais grossas, servem bem para a churrasqueira. Já lâminas hiperfinas ajudam a preparar pratos de classe como o da foto acima.

Combina com tomates, cebolas, risotos e saladas. É uma boa companheira da berinjela, junto com queijos e grão-de-bico.