CARDÁPIO REFEIÇÃO #04
TODA SEXTA-FEIRA O MEUCARDÁPIO PUBLICA UMA SUGESTÃO DE REFEIÇÃO. COM LISTA DE COMPRA. ACOMPANHE A REFEIÇÃO #04 […]
Com a rotina sempre corrida antes das festas, o quê servir fica por último e parece não variar.
A ceia de Natal é tradição servida na noite do dia 24. Mais até que o almoço de Natal. Mas com a rotina sempre corrida antes das festas, o cardápio fica de última hora e quase nunca tem variação. Parece o mesmo todo ano. Se os pratos são clássicos da família, repetir o preparo faz parte da cena. No entanto, dá para driblar a repetição com medidas simples. O MeuCardápio contribui publicando uma sugestão de cardápio para a ceia de Natal de 2021.
A lista não fugirá dos pratos tradicionais encontrados nas mesas brasileiras. Às vezes, basta a combinação de ingredientes, sabores ou decoração para renovar o clássico.
O MC dá a sugestão de cardápio para ceia de Natal mas não publica receitas. É só dar uma busca na internet para encontrar uma infinidade de opções de receita para cada prato ou drinque e escolher a que melhor agrada ao paladar.
Nem tudo precisa ser feito em casa. O que comprar pronto, capriche na apresentação.
:: Duas variedades de patês e pastas. Sirva já montados. Use pão sírio em corte em formato triangular para lembrar uma árvore de Natal. Sobre o pedaço pode colocar um patê verde, como alichela e metade de um tomate-cereja. Ou sardela enfeitada com ramo verde, como a salsinha.
:: Dadinho de tapioca com queijo coalho. Dá para comprar pronto para fritar ou assar. Depois de pronto, amarre o dadinho com um talo de cebolinha verde como se fosse uma fita de presente. Para facilitar o trabalho passe os talos em água quente que a ajuda a manusear.
:: Guirlanda de salada. Desde o Natal passado, fervilham pelas redes sociais ideias de como servir uma simples salada de alface com tomate no formato de guirlanda para garantir um charme extra. Dá para acrescentar, muçarela de búfala, azeitonas, nozes e castanhas cortadas por cima.
Se for possível faça apenas um tipo de carne, que todos gostem: ave, porco, boi, carneiro ou peixe. Capriche na receita. Se não der, faça dois tipos.
:: Ave. Pode ser chester, peru ou frango. Depende do gosto e do bolso. Para um número reduzido de convidados, marcas como Sadia e Seara desenvolveram porções menores.
:: Carne de boi ou porco. Uma opção para aqueles que não comem aves. Melhor cortes de carne num pedaço só, preparados em forno, como uma peça de filé mignon recheada. Ou um largarto. Capriche no molho e na decoração, como adicionar um simples raminho de alecrim.
:: Prato vegano. Se tiver convidado que não come carne, pratos à base de mix de cogumelos representam uma boa opção que pode agradar também a quem come carne, funcionando como acompanhamento.
:: Peixe. Também depende do gosto e do bolso. Dê preferência a peixes assados para facilitar o trabalho.
:: Combinações possíveis para servir. Ave e Carne de Boi. Ave e prato à base de cogumelos. Carne de boi e peixe. Carne de boi e prato à base de cogumelos. Porco e prato vegano.
:: Arroz. Branco comum se tiver crianças à mesa. Branco com champagne e frutas secas se forem só adultos. Dá para servir os dois. É só separar o comum numa tigela antes de incrementar. Ou integral cozido com triguinho e incrementado com castanhas, amêndoas e nozes na hora de servir.
:: Farofa. Com dois tipos de farinha, com uma farinha só. Não faltam receitas. Cuscuz marroquino é uma opção à farofa.
:: Salada de batata com maionese. Ou legumes no forno.
:: Uma massa, como capalete ou gravatinha ao alho e óleo, no lugar da salada de batata e da farofa.
:: Guirlanda doce. Mesma ideia da salada. Dá para montar com biscoitos ou usar fôrmas redondas para bolos, pudins e pavês.
:: Sangria espanhola, feita com vinho tinto para garantir o vermelho do Natal. Dá para servir antes da ceia para acompanhar os petiscos ou na hora da sobremesa.
:: Kir Royal. Resgatado direto da década de 1980. Vinho branco ou espumante e licor de cassis.
:: Gin com tônica, limão e pimenta rosa para dar ideia de bolinha de árvore de Natal.
Excessos são parte do Natal. Reutilize as sobras para o almoço, recombinando ou redecorando. Ao final, se ainda sobrar, compartilhe na forma de marmitinhas entregues aos convidados.