Prana sugere praticidade na cozinha
Empresa tem cerca de 300 itens no portfólio, desde produtos para vinho e bar até utilidades domésticas. […]
Medidas simples podem facilitar a rotina conturbada de quem está em home office por causa da covid-19 e quer se alimentar bem, sem gastar horas no fogão.
Para quem deseja comer bem, de forma saudável, mas tem a agenda corrida, o ideal seria usar o fim de semana para antecipar preparos. Nem todos estão dispostos, porém, a dedicar horas preciosas do sábado e do domingo para essas tarefas. Menos ainda dentro da rotina conturbada de quem está em home office por causa da covid-19. Por isso, o MeuCardápio reuniu seis maneiras de poupar tempo na cozinha.
Nada complicado. São medidas simples que podem economizar tempo na cozinha. Segundo pesquisa da Kantar, os brasileiros estão comendo mais sanduíches porque estão sem tempo de cozinhar. E quando vão para a cozinha buscam pratos que não demandem mais que 20 minutos para estarem prontos.
1 Execute uma tarefa enquanto espera para fazer a próxima. Comece pela preparação que levará mais tempo. Por exemplo, deixar uma carne para marinar. Ou pôr uma panela grande com água para ferver, quando se faz macarrão. Ou aquecer o forno. Depois que fizer isso, corte legumes ou temperos.
2 Um especialista americano deu uma dica valiosa. Vale a pena comprar uma tábua grande de corte (o duro será encontrar lugar para guardar depois). Nela dá para fatiar ou descascar tudo e ir acomodando em porções na superfície dela. Assim, não precisa usar tigelas ou pratos para liberar a tábua, nem lavar o utensílio para cada uso. E ainda sobra menos louça para lavar.
3 Outra dica de quem trabalha em restaurante. No lugar de segurar no ar a cenoura com uma mão e descascar com a outra. Deixe a cenoura na tábua e descasque ali mesmo sem pegar cada casca a cada passada do cortador. Isso vale para cenouras, beterrabas, batatas, frutas e outros.
4 Para evitar desperdício, muitos defendem apenas lavar bem, com uma escova, as cenouras e as batatas e consumir com casca e tudo.
5 Comprar um manolim. Pode ser aquele grande, de lâminas afiadissimas, ou se a grana anda curta adquira o menor que quebra um bom galho na hora de fatiar tomates e pepinos. Já para legumes maiores como batatas, berinjelas, pimentões e abobrinhas o manolim é um aliado e tanto. É mais rápido do que cortar na faca. Também serve para cortar repolho em tiras finas rapidamente. Só tome cuidado com os dedos. Use o protetor que sempre acompanha o manolim.
6 Se for possível, não junte louça e outros utensílios para lavar tudo no final. Entre uma tarefa e outra, procure ir destrancando a pia ou colocando na lava-louças.